UIL

Bush teria pedido que Vaticano atuasse a seu favor

A revista católica independente National Catholic Reporter afirmou em edição que o presidente norte-americano George W. Bush solicitou a Monsenhor Sodano, o cardeal-secretário do Vaticano, que atuasse junto aos bispos americanos para que se tornassem mais ativos no questionamento do existência do casamento homossexual, que a Casa Branca condena. A intenção do pedido de Bush, feito durante a visita ao Papa João Paulo II, em Roma, no dia 4 de junho, seria uma intervenção favorável às eleições presidenciais americanas de novembro.

De acordo com a revista, citando autoridades do Vaticano que não identifica, Bush teria dito a Sodano que "todos os bispos americanos não estão comigo", razão pela qual teria pedido a ajuda do Vaticano, sem obter resposta.

Bush, um metodista, enfrentará no dia 2 de novembro um democrata de confissão católica, John Kerry. O candidato democrata também se opõe ao casamento homossexual, mas ao contrário de Bush, não defende a proibição constitucional da existência desses casos.

A Casa Branca negou-se a comentar os informes da imprensa americana. O porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan, limitou-se a declarar que Bush e o cardeal-secretário Angelo Sodano, "falaram de numerosos assuntos comuns e suas posições a respeito são bem conhecidas".