UIL

Fenavinho 2007: 150 mil visitantes

Mais de 150 mil pessoas visitaram a  Fenavinho Brasil 2007, realizada em Bento Gonçalves (RS), encerrada nesta terça-feira (20) . Os números tanto em público como em vendas comprovam o sucesso do evento. Em 14 dias (de 26 de janeiro a 20 de fevereiro), o evento recebeu um público três vezes maior que o registrado na edição anterior, em 2005.

As atrações  da Festa – os vinhos e espumantes – além de poderem ser degustados nos estandes das 84 vinícolas participantes, também foram comercializados com preços até 30% inferiores aos praticados no varejo. Resultado: a comercialização de vinhos e espumantes foi superior a 50 mil garrafas, incluindo as vendas nos estandes, no Filó Gastronômico, nas Ilhas de Vinhos e Espumantes, além do varejo das cantinas, incrementado em virtude do enoturismo gerado pela Fenavinho. Um crescimento de 180% em relação à edição anterior. Muitas vinícolas, só no primeiro fim-de-semana da Festa, já haviam vendido mais do que em todo o período do evento de 2005. O sucesso na comercialização de vinhos e suco de uva no centro da cidade possibilitou a prorrogação da atração até o próximo domingo (25).

 A Fenavinho Brasil 2007 também foi uma vitrine para a exposição e lançamento de produtos. Muitas vinícolas aproveitaram a oportunidade para lançar novos vinhos e espumantes. Seguindo uma tendência mundial, um dos destaques deste ano foi o lançamento do espumante Rosé, que teve excelente aceitação junto ao público.

Na Feira da Agricultura Familiar foram comercializados 9.800 quilos de salame, 2.300 quilos de queijo, 500 quilos de polenta, 9.500 pães, 3 mil unidades de tortas tirolesa, além de 15 mil copos de sucos e 1.200 garrafas de cachaça e licor. A venda de produtos artesanais foi outro destaque da Fenavinho, somando 5 mil peças. A Feira de Tecnologia, realizada pela primeira vez durante a Fenavinho, levou para os pavilhões tratores, máquinas agrícolas e equipamentos para vinificação.

Inovações como o Espetáculo Cênico, o Carnaval do Vinho e do Espumante e o Projeto Comprador igualmente foram destaques. O Espetáculo Cênico, em seis apresentações, reuniu um público superior a 25 mil pessoas. No Carnaval do Vinho e do Espumante, que contou com diversas atrações, foram vendidas mais de sete mil taças de espumante, quebrando a hegemonia da cerveja no Carnaval. Já o Projeto Comprador permitiu que mesmo as pequenas vinícolas pudessem negociar seus produtos com grandes compradores As rodadas de negócios com os compradores nacionais deverão representar um montante em vendas da ordem de R$ 900 mil no período de um ano e com os importadores, de US$ 1,2 mi.

Fenavinho  Brasil 2009

 Confirmada para o mesmo período de 2009, a próxima edição da Fenavinho terá novamente o empresário Tarcísio Vasco Michelon na presidência. Os trabalhos para a organização da Fenavinho Brasil 2009, segundo Michelon, devem iniciar já no mês de março, e a expectativa é que o próximo evento conte com a participação de cerca de 120 vinícolas de todas as regiões produtoras do Brasil.