UIL

Festa da Achiropita atrai milhares de pessoas ao Bixiga

A Festa de Nossa Senhora Achiropita, em São Paulo, completa a sua 81ª edição mobilizando a comunidade de um dos bairros mais italianos da cidade, o Bixiga. O evento é realizado em homenagem à Padroeira do bairro, e estima-se a participação de cerca de 200 mil pessoas, ao longos das dez noites que perfazem as comemorações. Os últimos dias da Festa são 25 e 26 de agosto, e 1 e 2 de setembro - próximos.

Mais de 150 voluntários trabalham no preparo dos pratos quentes e doces típicos da Itália. As barraquinhas, montadas nas ruas 13 de Maio, Manoel Dutra, Conselheiro Carrão e Doutor Luís Barreto, ficam lotadas de pessoas em busca de fogazzas, fricazzas, polentas, antepasti, peperoni, melanzanas ao forno, calabrezas, macarrão, sfogliatelli (doce folheado de ricota), canolli (canudinho de creme), crustoli, vinho, chopp, entre outros quitutes imperdíveis.

Dentro da paróquia funciona a Cantina Madona Achiropita, que além da comida, oferece música italiana ao vivo, danças, leilões e sorteios de brindes, entre eles o cobiçado queijo provolone de dois metros de comprimento. É preciso fazer sua reserva com antecedência, pois os convites são bastante concorridos. Todo dinheiro arrecadado é revertido em obras sociais da Casa Dom Orione, que atende pessoas carentes.

Cerimônia Religiosa

Direto da região da Calábria para o Brasil, a origem da devoção à santa chegou junto com o povo italiano no século XIX. Segundo a história, um homem decidiu construir um templo para Maria após ser salvo de uma tempestade no mar. A pintura da santa nunca ficava pronta porque o que era feito durante o dia desaparecia à noite. Um vigilante foi chamado para tomar conta do lugar. Certa noite, uma mulher com uma criança no colo pediu para entrar e rezar. O homem estranhou a demora e foi verificar o que acontecia. Para sua surpresa, viu a imagem da mulher com o menino estampada no lugar da pintura e saiu aos gritos pelas ruas: "Maria a kirós pita", que significa "não pintada por mãos humanas".

Em todo mundo, só existem duas igrejas dedicadas à santa e uma delas é aqui, na comunidade italiana da cidade. Durante o evento, o templo fica aberto para a visitação, onde os fiéis comparecem para receber as bênçãos. Dentre as solenidades religiosas, os membros da paróquia realizam a Novena todos os sábados e domingos, às 18h30. A Missa Solene com a Coroação da Santa acontece no dia 15 de agosto, data oficial de Nossa Senhora Achiropita. Já a procissão está marcada para o dia 19, a partir das 15h.

No último domingo, uma grande queima de fogos de artifício conclui as comemorações. A grandiosa festa já faz parte da história da cidade de São Paulo e cada vez mais se consagra como um dos principais costumes paulistanos. Faça parte dessa tradição!

SERVIÇO:
81ª Festa de Nossa Senhora Achiropita
Dias 4, 5, 11, 12, 18, 19, 25 e 26 de agosto e 1 e 2 de setembro de 2007.
Local: Ruas 13 de Maio, Manoel Dutra, Conselheiro Carrão e Doutor Luís Barreto – Bela Vista (Bixiga).
Aos sábados, das 18h às 24h; aos domingos, das 18h às 23h.
Informações: (11) 3283-1294.
www.achiropita.org.br
festa.achiropita@terra.com.br