UIL

Festival Internacional de Inverno da UFSM foi aberto neste domingo

O 27º Festival Internacional de Inverno da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) acontece em Vale Vêneto, distrito de São João do Polêsine (RS), juntamente com a 27ª Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto, de 29 de julho a 5 de agosto.

A cerimônia de abertura foi realizada na Igreja Matriz de Corpus Christi, neste domingo (29), com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Santa Maria, do Coro da Câmara da UFSM, Coral da UFSM e com a regência de Cláudio Esteves.

O Festival nasceu da necessidade de criação de espaços para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da atividade musical, além da integração com a comunidade da região da Quarta Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul, especialmente com a comunidade de Vale Vêneto. Na programação do evento, oficinas, recitais, concertos e curso de formação continuada em música para professores de educação infantil. Os recitais possuem entrada franca, abertos a toda comunidade, sempre às 19h, no salão de eventos do Centro Cultural Rainha dos Apóstolos.

A Comissão do Festival de Inverno anuncia a frase vencedora do Concurso Cultural “Por que você não pode perder o 27º Festival Internacional de Inverno da UFSM?”: A resposta vencedora foi “Inverno, lindas paisagens, gastronomia italiana, muita música, muitos músicos e novas amizades. Essa é a fórmula para um evento ser um completo sucesso!” A autoria é de Eduardo Schiavo Dachari, que ganhará um ingresso para uma noite de jantar na Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto.

Nesta segunda-feira (30), serão apresentados dois recitais, sendo o primeiro às 12 horas, de música eletroacústica, apresentado pelos alunos Luigi Abbate e Amaro Borges. Às 19h, o recital será feito por Enrique Graf (piano) e Christopher Deane (marimba e vibrafone). A entrada é franca para ambos.

Enrique Graf nasceu em Montevideo, Uruguai e iniciou seus estudos de piano aos 4 anos de idade com sua mãe. Após ganhar vários concursos no Uruguai, recebeu uma bolsa de estudos da Organização dos Estados Americanos e do Peabody Conservatory onde estudou com Leon Fleisher. Tem frequentemente atuado como jurado em várias competições, ministrando também masterclasses em escolas e universidades como Yale University, Oberlin e Eastman Conservatories, Shanghai e Kiev Conservatories e Hong Kong Academy for the Performing Arts.

Christopher Deane, é americano, professor assistente de percussão da University of North Texas. Ganhou o primeiro e segundo prêmios em composição concedidos pela Percussive Arts Society. Suas composições são consideradas repertório de percussão padrão sendo tocadas internacionalmente.

O encerramento do Festival será realizado em Santa Maria, no Theatro Treze de Maio, às 20h do dia 5 de agosto (domingo).

A programação completa e outras informações podem ser encontradas no site www.ufsm.br/festivaldeinverno