UIL

Professor brasileiro faz palestra no clube de Bologna

O professor José Fernando Schlosser, do departamento de Engenharia Rural e do Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola do Centro de Ciências Rurais da UFSM ministra palestra sobre o Mercado Brasileiro de Máquinas Agrícolas e as perspectivas futuras, durante o Encontro Anual do Clube de Bologna, na Itália, no próximo dia 18.

O encontro deste ano, como é de costume, ocorre em Bologna, durante a Feira Internacional de Máquinas Agrícolas, nos dias 17 a 19 de novembro. Além da palestra envolvendo as informações brasileiras, um pesquisador argentino e outro indiano farão palestras sobre panoramas semelhantes. 

O Clube de Bologna é uma livre associação, fundada em 1989, por iniciativa da União Nacional dos Fabricantes de Máquinas Agrícolas da Itália (UNACOMA) com patrocínio da Comissão Internacional de Engenharia Agrícola. O Clube tem objetivo de estudar e definir estratégias para o desenvolvimento da mecanização agrícola no mundo, fazer considerações técnicas, promover avanços e mudanças na agricultura a nível mundial.

O Clube de Bologna tem representação de 48 países e atualmente agrupa 102 membros (Full Members), que são distribuídos em pesquisadores (69%), representantes da indústria (15%) e de organizações internacionais (17%). O Clube é gerenciado por um comitê gerencial composto por 16 representantes de 10 países (9 europeus, 3 americanos, 1 asiático, 1 australiano). A presidência e a secretaria técnica são localizadas no Instituto de Engenharia Agrícola da Universidade de Milão, enquanto a secretaria administrativa está em Roma, na UNACOMA.

O professor Schlosser aproveitará a viagem para visitar duas universidades espanholas: a Universidade Politécnica de Madrid, onde concluiu o seu doutorado, há dez anos; e a Universidade Politécnica de Valencia. As duas instituições mantém convênios oficiais com a UFSM e, no momento, realizam trabalhos conjuntos.