UIL

Realizado em Roma o 1º Seminário Ítalo-Brasileiro de Políticas Públicas

Deputado italiano Fabio Porta (PD), presidente do Grupo de Amizade Itália-Brasil da União Interparlamentar Italiana, foi um dos organizadores do evento.

Promovido pelos Grupos Parlamentares de Amizade Brasil-Itália, foi realizado o 1º Seminário Ítalo-Brasileiro de Políticas Públicas, na sede da Embaixada do Brasil em Roma. O encontro ocorreu na última terça-feira (03/04) e contou com a colaboração da Associação de Amizade Itália-Brasil e da Federação Nacional das Ordens de Advogados do Brasil (FENIA). A iniciativa integra as comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Brasil em 2024. 

Os trabalhos foram abertos pelo Embaixador do Brasil em Roma, Renato Mosca, e pelos deputados Fabio Porta (PD), Presidente do Grupo de Amizade Itália-Brasil da União Interparlamentar Italiana, e Eros Biondini (PL), Presidente do Grupo de Amizade Brasil-Itália do Parlamento Brasileiro. 

Foram temas do encontro: a experiência italiana no combate à violência contra a mulher; políticas alternativas ao encarceramento; parcerias comerciais e legislativas entre a Itália e o Brasil. 

“Desde que chegou, há alguns meses, o Embaixador Mosca fez deste esplêndido local um espaço de encontro e discussão, de arte e música e também de interações políticas e institucionais entre a Itália e o Brasil, especialmente no 150º aniversário da primeira emigração italiana para solo brasileiro, ano em que Roma preside o G7 e Brasília o G20”, afirmou em seu discurso o deputado italiano Fabio Porta, presidente do Grupo de Amizade Itália-Brasil da União Interparlamentar Italiana, organizador do evento, juntamente com o deputado brasileiro Eros Biondini, que lidera o grupo de amizade Brasil-Itália do Parlamento do Brasil.

Já Biondini lembrou a importância de uma cooperação cada vez mais estreita entre o Brasil, onde vivem 30 milhões de descendentes de italianos, a maior comunidade italiana do mundo no exterior, e a Itália, que abriga 52 mil cidadãos brasileiros. Entre as muitas experiências compartilhadas entre os dois países amigos, o parlamentar citou a "Fattoria della Speranza" (Fazenda da esperança), que hoje funciona também na Itália, dedicada à recuperação de dependentes químicos, e a Apac, para a recuperação e reintegração de ex-presidiários na vida social.

Assista aqui a vídeo sobre o evento

(Com informações da Agência ANSA)