Facebook

Diplomata (receita italiana)

O Diplomata consiste em camadas de massa folhada e pão-de-ló recheadas com o delicioso creme Diplomata que nasce a partir da união de creme confeiteiro e chantili. 

A torta Diplomata pode ser preparada em forma retangular ou redonda e pode ser levado inteiro à mesa ou dividido em pequenas porções regulares – como mini mil-folhas. 

Confira a receita traduzida do site italiano de gastronomia Giallo Zafferano.

INGREDIENTES

=> Ingredientes para a base:

Massa folhada - 230 gr.

Fécula de batata ou de milho - 75 gr.

Sal fino - 1 pitada

Açúcar - 150 gr.

Ovos - 5

Farinha - 75 gr.

Vagem de baunilha - 1

=> Ingredientes para o creme Diplomata:

Leite integral - 250 ml

Farinha - 25 gr.

Vagem de baunilha – meia.

Creme de leite líquido - 180 ml.

Açúcar confeiteiro - 20 gr.

Açúcar - 75 gr.

Gemas de ovos - 3

=> Calda para umedecer e açúcar para polvilhar:

Água – 200 ml

Açúcar - 100 gr

Rum (ou um licor de sua preferência) - 20 ml

Açúcar confeiteiro - (quanto basta)

MODO DE PREPARAR

=> Pão-de-ló (pan di spagna):

Prepare o pão-de-ló um dia antes.

Bata as gemas com metade do açúcar, até obter uma cor amarela espumosa e inchada. Reserve.

Em seguida, bata as claras em neve, adicione uma pitada de sal e o açúcar restante; misture com as gemas batidas.

Acrescente a farinha e o amido de batatas, adicione sementes de baunilha e misture tudo com uma colher de pau até obter uma mistura homogênea. Inclua na mistura as sementes de uma fava de baunilha.

Unte e enfarinhe uma forma retangular de 26x20 cm (ou uma forma redonda com um diâmetro de 24 cm) e despeje a mistura. 

Pré-aqueça o forno a 180 graus e asse o pão-de-ló por 35-40 minutos, sem abrir o forno na primeira meia hora de tempo de cozimento.

Retire o bolo da forma após ter esfriado.

Depois de frio, corte as quatro bordas do pão-de-ló, tentando fazê-lo o mais reto possível. Remova também a crosta exterior, a fim de obter uma camada de cerca de 1,5 / 2 cm de espessura. Reserve.

=> Creme Diplomata:

Aqueça – sem ferver - o leite em uma panela com metade de uma vagem de baunilha e suas sementes. Reserve.

Bata em uma tigela, as 3 gemas de ovos e os 75 gr de açúcar. Em seguida, adicione 25gr de farinha (alternativamente, você pode usar amido de milho). 

Com uma pinça, retire a baga e despeje o leite quente sobre a mistura, mexendo com um batedor. 

Retorne a mistura ao fogo e mexa continuamente, até que o creme tenha engrossado. Transfira-o para uma tigela e deixe-o esfriar, mantendo-o coberto com uma folha de filme em contato. 

Passe para o creme de chantili: bata os 180 ml de creme de leite até ele atingir uma consistência encorpada. Adicione 25 gr de açúcar confeiteiro e misture, mexendo com uma espátula. Reserve.

Quando o creme de confeiteiro estiver completamente frio, adicione o creme de chantilly e misture os dois com um batedor, até obter uma massa esponjosa homogênea e suave. Reserve.

Agora, dedique-se para a massa folhada: abra, delicadamente, com um rolo, a massa folhada pronta e corte-a com uma faca em retângulos de dimensões 23x18 cm. Coloque os retângulos sobre papel manteiga, em uma forma, perfurando-os com um garfo.

Aqueça o forno a 180 ° e aça os retângulos por 12-13 minutos. Retire-os do forno quando estiverem dourados.

=> Calda:

Coloque a água e o açúcar em uma panela, coloque em fogo baixo e quando estiver em ponto de xarope, desligue o fogo e acrescente o rum. Adicione o rum apenas quando o fogo estiver desligado, caso contrário, ele irá evaporar. 

MONTAGEM

Agora você pode compor o Diplomata: coloque em uma travessa uma das duas folhas da massa folhada e despeje sobre ela a metade do creme Diplomata, espalhando-a com uma espátula e tomando cuidado para deixar meio centímetro de espaço da borda.

Agora, pegue a camada de pão-de-ló e coloque sobre o creme para formar a segunda camada do Diplomata. Molhe a massa com uma quantidade de 2-3 colheres de sopa da calda de rum e, em seguida, despeje o restante do creme Diplomata. Cubra com o segundo retângulo de massa folhada e polvilhe com açúcar confeiteiro.

E estará pronto.

 Conservação

Mantenha o Diplomata na geladeira coberto com o filme até no máximo 3 dias. Você pode congelar o Diplomata e descongelar na geladeira, um dia antes de comê-lo.

Confira a receita em italiano aqui