UIL

Guerra integrada ao Projeto Pescar

A Guerra S.A., a segunda maior fabricante de implementos rodoviários da América Latina, com sede em Caxias do Sul (RS), estréia no Projeto Pescar em 2006, oferecendo cursos de Solda Básica e Crono para 20 adolescentes, selecionados após a realização de provas de conhecimentos e entrevistas.

Ao todo, são quatro meninas e 16 rapazes, de 16 a 18 anos, que, a partir de abril, iniciam os cursos de formação no turno da manhã, num total de 600 horas/aula. Os participantes recebem transporte e almoço gratuitos.

Em dezembro, será realizada a formatura, quando serão concedidos certificados pela participação nos cursos.  Na Guerra, os participantes do Projeto Pescar, além dos conhecimentos técnicos, irão receber noções de educação para o trabalho e de cidadania. 

Esta nova iniciativa da Guerra, na área de responsabilidade social, integra a visão humanitária que acompanha a empresa desde sua fundação, há 35 anos, com reflexos diretos na comunidade onde atua.

O Projeto Pescar é difundido pela organização não-governamental do mesmo nome, criada em 1976 com o objetivo de buscar soluções para problemas ligados aos adolescentes de baixa renda, tais como desemprego, pobreza e insucesso escolar, entre outros.

Sob o guarda-chuva do programa Guerra do Bem são desenvolvidas várias ações sociais, como o Guerrinha Põe a Mesa, no qual 83 crianças, de 6 a 12 anos, estudantes de escolas de bairros próximos, almoçam diariamente nas dependências do restaurante da empresa. Além da comida, a Guerra oferece transporte e assessoramento de psicólogas.

Ações premiadas

As ações da Guerra, internas e externas, para promover o bem-estar social foram concentradas no case Gestão de Pessoas e Paz na Estrada que, em 2005, recebeu oTop Ser Humano, considerado uma das premiações mais importantes do país na área de Recursos Humanos. 

Criado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS), o Top Ser Humano foi conferido à Guerra pela quantidade e qualidade dos projetos implementados, voltados para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e ações de responsabilidade social.

Entre eles, destaque para projetos nas áreas de formação (treinamento, educação formal e incentivo ao estudo de idiomas e informática), voluntariado e crescimento no trabalho e na empresa.