UIL

8 de agosto: Giornata Nazionale del Sacrificio del Lavoro Italiano nel Mondo

O dia 8 de agosto marcou a comemoração da Giornata Nazionale del Sacrificio del Lavoro Italiano nel Mondo. Foi nessa data, em 1956, que morreram na chamada tragédia de Marcinelle, na Bélgica, 136 imigrantes italianos – de um total de 262 vítimas – que trabalhavam como mineiros.

Na verdade, neste ano a Jornada do Sacrifício também assinala o transcurso de um século de outra tragédia marcante (Monongah), ocorrida nos Estados Unidos, na Virginia  também em trabalho de mineração, e que teria vitimado mais de 150 italianos.

Entre as vítimas da Bélgica, a maioria dos italianos era originária da região de Abruzzo – 62. Do Veneto, há registros de cinco mortos. Assim como em outras localidades, representantes dessas regiões registram a data ressaltando a dramaticidade e as agruras enfrentadas pelos imigrantes italianos.

A Giornata Nazionale del Sacrificio del Lavoro Italiano nel Mondo foi instituída em 2001, pelo Governo, por iniciativa do ministro para os Italianos no Mundo. O seu objetivo é manter viva na memória, sobretudo para as novas gerações, a contribuição, em termos de desenvolvimento social, cultural e econômico legado pelos emigrantes através do trabalho e do próprio sacrifício em outros países.