UIL

Vice-governador de MG recebe Medalha Italia Affari

Em comemoração ao reconhecimento da cidadania italiana do vice-governador Antonio Augusto Anastasia, várias autoridades brasileiras e italianas reuniram-se, na última quarta-feira (1º), nos salões do Automóvel Clube, em Belo Horizonte. Durante a solenidade, o presidente da Câmara Ítalo-brasileira de Comércio, Indústria e Artesanato de Minas Gerais, Giacomo Regaldo, entregou a Anastasia a Medalha Italia Affari, por sua contribuição ao desenvolvimento e ao fortalecimento das relações entre o Brasil e a Itália.

“Eu fico muito honrado com essa distinção que me faz a Câmara Italiana com a medalha. Naturalmente estou muito satisfeito com a outorga do passaporte pela legislação italiana, pelo meu avô ser italiano e, portanto, ter direito. As relações de Minas Gerais com a Itália e do Brasil com a Itália são as mais próximas possíveis”, disse Anastasia. Durante o pronunciamento, ele dividiu a homenagem com toda a equipe do Governo de Minas, com seus familiares, especialmente, e relembrou com alegria histórias de seu avô italiano.

O vice-governador recebeu simbolicamente o passaporte italiano das mãos do embaixador da Itália no Brasil, Michele Valensise, e do cônsul da Itália, Bryan Bolasco. “Fazer essa entrega ao vice-governador é um grande orgulho. Quero homenagear esse grande brasileiro de origem italiana, ligado à cultura italiana, e que está numa posição tão importante no Brasil. Esta é uma ocasião muito especial”, exclamou, ao observar como grandes características do homenageado: a grande visão, a ambição e “os pés no chão”. O cônsul Bryan Bolasco disse ainda que a entrega do passaporte é simbólica, porque tem certeza que Anastasia é tão conhecido e respeitado na Itália que passará tranquilamente pela fronteira.

Em função dos anos dedicados ao ensino como professor, Anastasia foi homenageado pelo presidente da Fundação Torino, Raffaele Peano, e ainda foi presenteado por uma representante da região de Piemonte.

Italia Affari

A comenda é conferida a cada dois anos a duas personalidades empresariais, uma de origem italiana e outra brasileira. O último agraciamento foi realizado em dezembro do ano passado. A terceira Medalha Italia Affari seria oferecida apenas ao vice-governador neste ano e foi realizada, em edição extraordinária, em virtude do recente reconhecimento da cidadania italiana de Anastasia. Porém, como surpresa, o presidente da Câmara Ítalo-brasileira de Comércio, Indústria e Artesanato de Minas Gerais e presidente da Teksid do Brasil, empresa do Grupo Fiat, Giacomo Regaldo, também foi homenageado.

Homenageados

A Câmara Italiana já condecorou com a medalha o ex-presidente do Grupo Jat e ex-deputado Agostinho Patrus, o ex-presidente da Fiat do Brasil e da Fiat Automóveis Silvano Valentino, o ex-deputado Vittorio Medioli e o presidente da Fiat do Brasil e da Fiat Auto Latin América, Cledorvino Belini.

O evento foi promovido pelo Consulado da Itália em Belo Horizonte, Câmara Ítalo-brasileira de Comércio, Indústria e Artesanato de Minas Gerais, Comitato degli Italiani residenti all’estero (Comites), Associação Cultural Ítalo-brasileira (Acibra/MG) e Fundação Torino.