UIL

Imigrantes italianos: Acervo revela chegada de pioneiros ao Brasil 

A consulta de nomes de imigrantes italianos que vieram para o Brasil pode ser feita junto ao Museu da Imigração do Estado de São Paulo. O acervo digital da instituição reúne cópias digitalizadas de registros de matrícula, listas de bordo, requerimentos e cartas de chamada, além de imagens, iconografia, cartografia e jornais de diversas etnias, entre as quais a italiana.

O Acervo Digital do Museu da Imigração, por meio de um banco de dados online, coloca à disposição dos usuários, documentos pertencentes ao Arquivo Público do Estado de São Paulo. No total são mais de 250 mil imagens, disponíveis para consulta e download gratuito, que podem ser utilizadas para fins não comerciais.

O Museu da Imigração do Estado de São Paulo reúne documentos relativos à história dos imigrantes que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes do Brás, e o relacionamento construído, ao longo dos anos, com as diversas comunidades representativas da cidade e do estado.

A digitalização do acervo teve início em janeiro de 2011, coordenado pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo, e envolveu etapas de organização documental, intervenções de conservação e preservação, digitalização e tratamento das imagens digitais. 

A ferramenta de pesquisa online permite ao usuário realizar buscas baseadas em diferentes parâmetros, disponibilizando resultados organizados entre os seguintes critérios:

- Cartas de chamada: documentos que declaravam a garantia de auxílio ao imigrante que pretendesse se juntar à família já instalada no Brasil.
 
- Registros de matrícula: Documentação que comprova a passagem do imigrante pela Hospedaria. Por meio do sobrenome é possível encontrar informações referentes à data de chegada, idade, familiares, entre outras. A página do livro em que consta o registro pode ser visualizada em formato digital.

- Cartografia: Conjunto de mapas e plantas de núcleos coloniais, loteamentos, fazendas, edificações e da Hospedaria de Imigrantes, contabilizando mais de 2.800 arquivos.

- Iconografia: Documentos que compõe o acervo de imagens, tais como retratos de imigrantes, cartões postais, fotografias de viagens e da antiga Hospedaria.

- Requerimentos da Secretária da Agricultura, Comércio e Obras Públicas (SACOP): Documentos formulados pelos imigrantes buscando obter a restituição de despesas de transporte até a chegada ao Brasil. 

- Jornais: Mais de duas mil edições de jornais de colônias de imigrantes no Brasil, publicadas entre os anos de 1886 e 1987. 

- Lista Geral de Passageiros para o Porto de Santos: Relação nominativa dos imigrantes embarcados no período de 1888 a 1965, principalmente em portos europeus, com desembarque previsto no Porto de Santos. 

Acesse aqui o Acervo Digital do Museu da Imigração do Estado de São Paulo

Os documentos pertencem ao Arquivo Público do Estado de São Paulo e podem ser utilizados para fins não comerciais

VEJA TAMBÉM:

Imigração italiana no Brasil, razões e principais destinos
Como encontrar o registro de imigrantes italianos no Brasil