Facebook

Registros de Entrada de Imigrante são entregues no interior do ES

O "Arquivo Itinerante" do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) participou, neste domingo (07), em Marechal Floriano, do “Encontro da Cultura Italiana” no distrito de Araguaia. Foram emitidos 234 Registros de Entrada de Imigrante aos participantes do evento. O documento apresenta dados catalogados para cada membro das famílias que colonizaram o Estado, permitindo aos descendentes conhecerem as suas origens. O serviço foi realizado com o apoio de uma van-escritório. O Arquivo Itinerante tem por objetivo atender à população capixaba no interior do Estado.

Araguaia

O distrito de Araguaia é um local de forte referência da cultura italiana no Espírito Santo. Muitas casas ainda conservam a arquitetura original da época e as comidas, músicas e danças típicas fazem parte do cotidiano dos moradores. Há, ainda, o “Centro Cultural Ezequiel Ronchi”, que guarda mais de 600 peças do período da imigração. O “Encontro da Cultura Italiana”, que ocorrerá de sexta (05) a domingo (07), visa a celebrar a memória e as tradições dos antepassados.

Projeto Imigrantes

O Projeto “Imigrantes Espírito Santo” foi criado pelo Arquivo Público em 1995. O banco de dados, composto por mais de 50 mil nomes, refere-se a imigrantes provenientes de diversas nacionalidades, como Itália, Alemanha, Espanha, Líbano, Portugal e Polônia, que chegaram ao Espírito Santo a partir de 1812. A consulta pelo sobrenome está disponível na Internet no endereço: http://www.ape.es.gov.br/imigrantes. O “Arquivo Itinerante” – que dispõe de um veículo adaptado como escritório móvel para atendimento ao público – percorre o interior do Estado a fim de viabilizar o acesso àqueles que não podem pesquisar diretamente no APEES ou na web.