UIL

Bicentenário de Anita Garibaldi será comemorado no RS

Decreto assinado pelo governador do Estado prevê a criação de eventos, em homenagem aos 200 anos do nascimento da “heroína de dois mundos”.

O governo do Estado do Rio Grande do Sul instituiu 2021 o ano comemorativo do Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi. A data foi estabelecida, por meio de decreto assinado pelo governador Eduardo Leite, em solenidade que contou com a presença da secretária da Cultura, Beatriz Araujo, e da pesquisadora Elma Santana. Na mesma ocasião, foi criada uma comissão, sob a coordenação da Secretaria da Cultura (Sedac), que será responsável por definir a programação, além de compor um roteiro de eventos, em cidades que tenham ligação com a personagem.

Integram a comissão, além da Sedac, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), o Conselho Estadual de Cultura (CECRS), o Consulado da Itália em Porto Alegre, a Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), a Fundação Catarinense de Cultura, o Instituto Anita Garibaldi e o Instituto Histórico e Geográfico do RS (IHGRGS).

“Anita foi uma heroína de vários mundos, que venceu muitos preconceitos, sendo que o amor foi seu ponto de partida. Esse ato de consagração e reconhecimento aos descendentes dessa mulher guerreira muito me emociona. E o decreto comprova a grandeza deste momento”, afirmou Elma Santana.

Quem foi Anita Garibaldi

Ana Maria nasceu em Morrinhos, distrito do município de Laguna, no Estado de Santa Catarina, em 30 de agosto de 1821, e faleceu em Mandriole di Ravenna, na Itália, em 4 de agosto de 1849. Conhecida como Anita Garibaldi, ela foi esposa do italiano revolucionário Giuseppe Garibaldi, e é conhecida como a "heroína de dois mundos". Anita conheceu Garibaldi, em 1839, quando Laguna foi ocupada, em decorrência da Revolução Farroupilha, movimento que havia eclodido no Rio Grande do Sul em 1835, e do qual Giuseppe Garibaldi, ícone do risorgimento na Itália, fazia parte.