Facebook

Telefono Amico previne suicídio na Itália

Telefono Amico é uma organização voluntária que desde 1967 atua na prevenção do suicídio na Itália.  O cerne da proposta é acolher com carinho e atenção quem sente solidão, angústia, tristeza, desânimo, raiva, desconforto e tem a necessidade de compartilhar essas emoções com uma voz amiga.

O serviço é anônimo e independente de ideologias políticas e religiosas, semelhante àquele realizado pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), no Brasil. O atendimento  é gratuito e ativo em toda a Itália, das 10h às 24h.  A chamada é cobrada apenas pelo custo da ligação.

O Telefono Amico Italia é acessível através do número único 199.284.284, em 365 dias por ano com 500 voluntários que trabalham em 20 centros, espalhados de norte a sul do país.

O Telefono Amico Italia oferece a quem o busca a oportunidade de expressar seu sofrimento de forma anônima e confidencial,  com voluntários que visam colocar o interlocutor em posição de fazer livremente suas próprias escolhas e, assim, ajudá-lo a olhar para si mesmo e para sua situação com mais clareza.

O serviço também pode ser acessado por via chamada na web, acessando o site  www.telefonoamico.it  a partir de um PC ou smartphone.

Os voluntários são admitidos no serviço no final de um curso de formação, teórico prático sobre os tópicos da escuta empática e a relação de ajuda. Para acessar os cursos, envie um e-mail para volontari@telefonoamico.it  ou preencha o formulário ( clique aqui ).

Segundo informa o site do Telefono Amico, o voluntário que se prontifica a participar  é uma pessoa com alta aptidão para ouvir, de mente aberta, confiante nas habilidades de todo ser humano, disposto a se envolver e capaz de se confrontar com o outro.