Facebook

Aprenda o básico do italiano e pratique a língua inglesa

A página de ensino de idiomas no portal da BBC é uma opção para quem deseja dar os primeiros passos no idioma italiano.  

Embora parte do conteúdo esteja desativada, existem vários recursos disponíveis, como áudios, um guia sobre a cultura italiana, o alfabeto, frases, vocabulário, pronúncia, gramática, atividades e testes.

Como a página é apresentada em inglês, você terá a oportunidade de treinar os dois idiomas ao mesmo tempo.

A BBC Languages é um serviço online de idiomas da BBC (British Broadcasting Corporation), empresa pública de rádio e televisão do Reino Unido, que tem como objetivo oferecer gratuitamente o aprendizado de línguas estrangeiras. Os usuários têm acesso a conhecimentos básicos de até 36 idiomas, entre eles o italiano.

O Foreign Service Institute (FSI), encarregado pelo setor de aprendizagem dos profissionais de relações exteriores do governo dos Estados Unidos, divide os idiomas em quatro níveis de dificuldade para os falantes nativos de inglês aprenderem. 

O grupo 1, o mais fácil do grupo, inclui francês, alemão, indonésio, italiano, português, romeno, espanhol e swahili. De acordo com a pesquisa da FSI, são necessárias cerca de 480 horas de prática para alcançar a fluência básica em todos os idiomas do Grupo 1.

A pesquisa mostra também que há uma correlação direta entre bilinguismo e inteligência, habilidades de memória e maior desempenho acadêmico. Além disso, à medida que o cérebro processa informações com mais eficiência, é capaz de evitar o declínio cognitivo relacionado à idade.

Uma hora faz a diferença

Aprender o básico de qualquer idioma é uma tarefa rápida. Programas como Duolingo ou Rosetta Stone podem guiá-lo através de algumas saudações e frases simples na velocidade da luz. Para uma experiência mais pessoal, o poliglota Timothy Doner recomenda ler e assistir material que você já tem interesse.

“Se você gosta de cozinhar, compre um livro de culinária em uma língua estrangeira; se você gosta de futebol, tente assistir a um jogo estrangeiro”, diz ele. "Mesmo que você esteja apenas pegando um punhado de palavras por dia - e a grande maioria continue a soar como rabiscos - será mais fácil se lembrar mais tarde".

Uma hora por dia, cinco dias por semana, portanto, será mais benéfico do que um programa de cinco horas uma vez por semana.

De acordo com o índice FSI, levaria 96 semanas nesse ritmo para alcançar a fluência básica em uma língua do Grupo 1, ou quase dois anos. Mas seguindo o conselho de especialistas, restringindo suas lições para aplicações específicas, ligadas ao campo de interesse do estudante, ao invés de fluência geral, os novos falantes serão capazes de reduzir o tempo significativo para alcançar o nível desejado.