UIL

Terra promessa - o sonho argentino

Com 1.100 páginas, 106 fotos de época, 28 tabelas e 68 testemunhos, o livro “Terra promessa – il sogno argentino”, escrito pela jornalista Paola Cecchini, foi lançado na última semana, em Genova, e se constitui em uma das obras mais completas sobre a saga dos italianos oriundos da região de Marche no país vizinho.

Patrocinado pela embaixada da Itália em Buenos Aires, pela embaixada Argentina na Itália, pelo Ministério do Exterior e pela presidência do Conselho de Ministros, e editado pela região de Marche, o livro tem o foco na Argentina pelo fato de o país vizinho ter concentrado grande parte da imigração dos italianos da região de Marche. 

A autora constrói uma trajetória que acompanha todos os passos da experiência migatória – decisão, partida, viagem, chegada, e ambiente de trabalho. Bastante pungentes, os depoimentos e as histórias são reveladoras de um processo onde a esperança, a dor, a saudade e a persistência  se revelam como aspectos comuns dos migrantes italianos, tenham eles se dirigido para a Argentina ou para o Brasil.