Cursos Italiano Jurídico 2018

Livro de Alfredo Bosi analisa a obra de Leonardo da Vinci

Arte e Conhecimento em Leonardo da Vinci, de Alfredo Bosi, Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, crítico literário e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) - Editora da USP (Edusp).

Bosi cita pinturas de Leonardo da Vinci (1452-1519) como exemplos que confirmam sua visão sobre o artista. “Nas obras da maturidade o artista consumou a sua técnica de paisagista inovador. As pinceladas vão-se fazendo cada vez mais sutis, os lineamentos mais esbatidos, e a cor adquire uma tal diafaneidade que torna quase aéreos os elementos que, pela sua natureza de chão e de pedra, deveriam parecer mais compactos”, escreve o professor.

“Os cimos enevoados que se dissolvem no horizonte de A Virgem e o Menino com Santa’Ana (talvez lembrança dos Alpes dolomíticos contemplados nos seus anos milaneses) e a visão cósmica suspensa no tempo que envolve a figura da Mona Lisa são imagens afins ao conceito leonardesco de natureza. A clássica e toscana representação de um mundo finito cede à expressão moderna do desejo de infinito.”

Neste ensaio, Bosi reflete sobre o processo criativo do mestre florentino, percorrendo livremente seu trabalho artístico e intelectual e destacando sua singularidade.

Editora EDUSP

Preço: R$ 34,00

Ficha técnica:

ISBN: 9788531416811

Ano de Publicação: 2017

Edição: 1

Formato: 18,50 x 12,80 x 1,20 cm.

Nº Paginas: 88 pp.

Peso: 178 g.
 



0 Comentários


Seu comentário