UIL

Livro infantil conta a história da Imperatriz Teresa Cristina 

O bicentenário do nascimento de dona Teresa Cristina (Nápoles, 14 de março de 1822 - Porto, 28 de dezembro de 1889), esposa do imperador Pedro II e imperatriz consorte do Império do Brasil até a Proclamação da República em 1889, tem suscitado no Brasil uma série de eventos alusivos à data. Princesa do Reino das Duas Sicílias, a Mãe dos Brasileiros recebe as mais justas homenagens, pequena retribuição à sua bondade e ao amor que tinha pelo Brasil. O lançamento do livro infantil "A cidade de Teresa", da escritora Ana Maria de Andrade, faz parte das comemorações. 

ASSISTA AQUI A HISTÓRIA DA IMPERATRIZ TERESA CRISTINA

"A cidade de Teresa" é o primeiro livro infantil publicado no Brasil, que aborda fatos históricos da vida da Imperatriz Teresa Cristina e os costumes da época do Império no país.  O seu lançamento ocorreu na última quarta-feira (16), no Palácio Teresa Cristina, sede da Prefeitura de Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro. A obra tem selo editorial do Instituto AMA Leitura, parceria com o Consulado da Itália do Rio de Janeiro e apoio da Secretaria de Cultura de Teresópolis.

O livro "A cidade de Teresa" reúne ilustrações criadas pela autora, a partir de obras de arte do século XIX. A capa do livro apresenta um recorte da obra do pintor italiano Eliseu Visconti, que migrou para o Brasil em 1873. Além de contar a história de Teresa Cristina, o livro destaca a importância da Imperatriz para o desenvolvimento da Educação, das Artes e da Cultura no Brasil, assim como a sua influência em decisões importantes ao longo do Segundo Reinado.

Lançado em 2020, no formato e-book, a edição comemorativa traz texto bilíngue, em português e italiano, e terá 10 mil exemplares distribuídos gratuitamente a escolas das redes públicas do Rio de Janeiro e de Teresópolis. A autora, Ana Maria de Andrade https://anamariadeandrade.com/ , também é fundadora do instituto sem fins lucrativos AMA Leitura, que tem como objetivo promover o acesso a livros de literatura infantil e formação de professores mediadores de leitura e contadores de histórias.

A Imperatriz Napolitana

Teresa Cristina de Bourbon - Duas Sicílias nasceu em Nápoles, em 14 de março de 1822, filha do rei Francisco I e da princesa Maria Isabel da Espanha. Aos 21 anos, casou-se com Dom Pedro II, então imperador do Brasil. Dedicou sua vida a ações beneficentes e de promoção da cultura no país. 

Teresa Cristina morreu em dezembro de 1889, em Portugal, aos 67 anos, um mês após ter sido expulsa do Brasil, juntamente com toda a família imperial, por ocasião da proclamação da República. A notícia da morte da “Mãe dos Brasileiros” gerou grande emoção no país e sua memória é lembrada em nomes de várias cidades, como Teresópolis (RJ), Teresina (PI), Cristina (MG) e Imperatriz (MA).