UIL

Monumento homenageia Nanetto Pipetta em Caxias do Sul

Nanneto Pipetta, personagem criado pelo frade Aquiles Bernardi, foi homenageado, em Caxias do Sul (RS), nesta segunda-feira (27), com um monumento de 3,06 metros de altura, produzido pelo artista plástico Roberto Mugnol. A escultura está localizada no Parque Mário Bernardino Ramos, em frente à Réplica de Caxias do Sul.

As estórias de Nanneto Pipetta foram publicadas em forma de folhetim, no antigo Stafetta Riograndense, de Caxias do Sul, entre os anos de 1924 e 1925 – e, posteriormente, em forma de livro. A obra de Aquiles Bernardi, que aborda com humor, entre outras coisas, as trapalhadas dos imigrantes e seus descendentes, no uso da língua portuguesa, é considerada fundamental para a compreensão da colônia italiana.

Na época, o estrondoso sucesso da publicação causou espanto, pois a comunicação dialetal desfrutava de pouco status entre os mais letrados. A narrativa dirigia-se ao meio rural, onde o "talian" era a fala corrente, e pregava a moral católica e cristã - além de combater o discurso anarquista que se alastrava pela colônia.

A inauguração do Monumento, construído graças a uma parceria entre a Prefeitura, a Festa da Uva e o Correio Riograndense, contou com a presença do prefeito José Ivo Sartori e demais autoridades do município. Na ocasião, o ator Pedro Parenti, que deu vida ao personagem, também foi homenageado.