UIL

Morre Carlo Ponti, descobridor, produtor e marido de Sofia Loren

O produtor cinematográfico italiano Carlo Ponti morreu, na noite da última terça-feira (9), em um hospital de Genebra, onde deu entrada em função de uma complicação pulmonar. Aos 94 anos, casado com Sofia Loren, com a qual tinha dois filhos, Ponti produziu, desde 1941, cerca de 150 filmes, entre os quais Doutor Givago, de Devid Lean, Blow Up, de Michelangelo Antonioni e La Strada, de Fellini.

Decisivo na trajetória de sucesso de Sofia Loren, a quem conheceu ainda jovem em um concurso de beleza, Ponti foi responsável pela produção da maioria dos filmes da emblemática atriz italiana. O produtor nasceu em Magenta, Milão, em 11 de dezembro de 1912.

Leia, abaixo, uma declaração da atriz à revista O Cruzeiro, de 29 de agosto de 1959:

"Contudo, o verdadeiro responsável por essa situação privilegiada que hoje ocupo é o homem que acreditou nas minhas possibilidades e teve a coragem de arriscar dinheiro em uma desconhecida: Carlo Ponti. Naõ me casei com êle por gratidão, nem lhe destruí o lar, como fui acusada. Quando nos conhecemos, Carlo já se havia separado de sua espôsa, e, posteriormente, ambos tentaram várias reconciliações para benefício dos filhos. Mas o tempo provou que não havia mesmo a menor compatibilidade entre o casal. Nosso amor não foi impetuoso, nem precipitado. Nasceu de uma grande amizade, da compreensão mútua, da confiança pessoal que êle sempre me inspirou. Nunca tolerei os rapazes da minha idade. A guerra e a luta pela vida deram-me um espírito maduro. Se depender de mim, nosso casamento jamais terminará em divórcio, como os das minhas colegas de Hollywood".