Facebook

Museu do imigrante de Bento: Casa das Artes exibe acervo

O Museu do Imigrante está em processo de restauro, mas o público pode ver de perto alguns itens que fazem parte do seu acervo, que estão expostos no segundo piso do prédio da Casa das Artes.
 
 As peças remetem ao cotidiano do trabalho do imigrante italiano. Lá, os visitantes poderão ver, por exemplo, ferramentas e equipamentos que foram utilizados na produção do vinho. No entanto, o objeto que chamam mais a atenção na exposição é a Loba Romana, que chegou em Bento em 1975, no ano em que foi comemorado o centenário da imigração italiana na cidade. Na época, a prefeitura pediu ao governo italiano para que fosse dado um presente para Bento Gonçalves.

A escolha foi entre a réplica da estátua Piettá ou Loba Romana. A Piettá encontra-se hoje na Igreja São Pelegrino, em Caxias do Sul. A réplica da Loba Romana, considerada um mito na fundação da civilização romana, foi presenteada a Bento Gonçalves, numa homenagem aos imigrantes que deixaram a Itália. A peça da Loba é feita em bronze fundido com base em mármore.

Horário de visitação ao acervo: segunda a sexta: das 8h15min, às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.