Facebook

Jazz italiano em Belo Horizonte

Enzo Favata Quartet, liderado pelo saxofonista sardo Enzo Favata, se apresenta no Grande Teatro com ingresso a preço popular.

Amantes belorizontinos do jazz moderno e da música italiana terão a oportunidade única de assistir, no Grande Teatro do Palácio das Artes, à apresentação do Enzo Favata Quartet, liderado pelo compositor e saxofonista italiano Enzo Favata.

O show é uma realização do Consulado da Itália em parceria com a Fundação Clóvis Salgado – Governo de Minas e apoio da Belotur. 

A apresentação será no dia 13 de maio, quarta-feira, às 21h. Será o primeiro evento em BH no âmbito do Ano da Itália na América Latina, manifestação que durante 18 meses (até junho de 2016) irá valorizar a presença italiana no continente, e em especial no Brasil, por meio de iniciativas culturais, científicas, tecnológicas, comerciais e sociais. 

No repertório do show, estão previstas antigas composições de Enzo Favata, além de recentes invenções acústicas realizadas pelo músico em parceria com o jovem e talentoso pianista Enrico Zanisi. A música do quarteto é calcada tanto em ritmos originais latino-americanos, como a milonga e o tango, quanto na música folclórica da Sardenha, além de jazz contemporâneo e até mesmo rock.

Além de Enzo, o Enzo Favata Quartet conta também com U.T. Gandhi (bateria), Danilo Gallo (contrabaixo) e Enrico Zanisi (piano). Os dois primeiros têm uma trajetória longa ao lado de Enzo Favata em outros projetos. Já Zanisi se junta ao grupo com o status de revelação, após vencer o prêmio de Melhor Talento “Top Jazz” em 2012, um importante reconhecimento musical na Itália. 

Favata, nascido na Sardenha há 58 anos, é um dos músicos mais originais e ativos da rica cena musical sarda, reconhecido não só na Itália, mas em todo o mundo. 

Idealizador do Musica Sulle Bocche, importante festival de jazz que acontece anualmente na cidade balneária de Santa Tereza Gallura, na Sardenha, Enzo Favata é, também, um dedicado pesquisador musical. Sua trajetória jazzística envolve a mescla de linguagens e culturas musicais diversas e a frequente conjugação entre o arcaico e o moderno – presente, por exemplo, na execução de instrumentos acústicos tradicionais da Sardenha e na utilização de live electronics (improvisações eletrônicas, à maneira dos DJ’s) em suas apresentações.

Profundo conhecedor da música tradicional sarda, Enzo Favata já esteve presente nos principais festivais do planeta, além de ter tocado ao lado de alguns dos nomes mais requisitados do jazz, como o americano Dave Liebman, o cubano Omar Sosa, o brasileiro Guinga e a tradicional jazz-band Art Ensemble of Chicago. Além disso, realizou trilhas sonoras para o cinema, como a do filme Il cielo è sempre più blu, com Monica Bellucci. 

A apresentação do Enzo Favata Quartet no Grande Teatro terá, por fim, um atrativo a mais: o preço dos ingressos. Será cobrado o valor simbólico de um real pela entrada. Os ingressos poderão ser adquiridos na bilheteria do Palácio das Artes ou pelo site ingresso.com. 

Perfil dos músicos:

U.T. Gandhi (bateria) – Nascido em Udine, é percussionista e compositor de jazz desde 1978. Fez parte do grupo Electric Five, de Enrico Rava, com o qual realizou concertos e tours em vários países da Europa, no Canadá e no Japão. Compositor de trilhas sonoras e vídeos no âmbito teatral, gravou diversos discos em seu nome, entre os quais alguns dedicados aos Weather Report. 

Danilo Gallo (contrabaixo) – Nascido em Foggia, Danilo Gallo toca, além do contrabaixo, também outras modalidades de baixo: elétrico, acústico, balalaika (tipo de baixo de origem russa) e alaúde. Eclético, participa de projetos de variada orientação musical, do jazz à música étnica, do improviso radical à vanguarda. É co-fundador do coletivo “El Gallo Rojo Records”, que promove novos artistas e incentiva o experimentalismo musical. É vencedor do “Top Jazz 2010”, prêmio concedido pela tradicional revista Musica Jazz, como melhor contrabaixista italiano.

Enrico Zanisi (piano) – De origem calabresa, mas romano por adoção, formou-se no conservatório de Aquila. É jazzista desde os quinze anos, impressionando o público e a crítica com sua precocidade e talento latentes. Aos 25 anos, Zanisi já lançou dois álbuns com sua band, a Enrico Zanisi Trio. O primeiro deles, Life Variations (2012), contribui para a explosão do artista no universo do jazz de alto nível, e acaba lhe valendo o reconhecimento com o prêmio de Melhor Talento “Top Jazz 2012”. 

Serviço

QUARTETO JAZZ FAVATA

Grande Teatro - Palácio das Artes 

Dia 13/05/2015  Horário: 21h00

Preço dos ingressos: R$ 1,00