UIL

Morricone no Brasil

Conhecido como o gênio das trilhas sonoras de filmes, o compositor italiano Ennio Morricone, 78 anos, que foi agraciado com um Oscar na última edição da mais importante premiação de Hollywood, se apresenta no Rio de Janeiro neste sábado (05). Ele regerá a Orquestra Petrobrás Sinfônica na abertura do   1º Encontro Internacional de Música de Cinema, o Música em Cena, no Teatro Municipal.

Autor das músicas de filmes como Os Intocáveis, A Missão, Cinema Paradiso, Era Uma Vez a América,  além de dezenas de músicas para western spaguetti, Morricone já assinou 500 partituras, trabalhando com alguns dos principais diretores e produtores, como Polanski, Siegel, Huston, Pasolini, Bertolucci e Almodóvar.

Apesar dos inúmeros convites, nunca se mudou para os Estados Unidos, permanecendo fiel à sua Roma, onde nasceu em 1928. Ao vencer o Oscar, Morricone recebeu uma mensagem do primeiro-ministro Prodi, que destacou: le emozioni e il sentimento Che ha saputo trasmettere  vano al di là delle note.

Inédito no Brasil e com a proposta de refletir sobre a importância da música como ferramenta da narrativa cinematográfica, o 1º Encontro Internacional de Música de Cinema, o Música em Cena, será realizado de 5 a 14 de maio, em locais como o Theatro Municipal, o Canecão e a PUC-Rio. A programação do festival – que reunirá cineastas, críticos e compositores brasileiros e estrangeiros, entre eles Ennio Morricone e Gustavo Santaolalla, ganhadores do Oscar – inclui concertos, shows e palestras. Na PUC-Rio, haverá debates seguidos da exibição de filmes da quarta-feira, 9, ao sábado, 12.

A apresentação de Morricone está marcada para às 21h de sábado (05), no Teatro Municipal.