UIL

Orquestra italiana conhece projetos sociais no interior do Mato Grosso

Durante a turnê, cerca de dez mil pessoas já se encantaram com a música erudita italiana

Com o propósito de promover o intercâmbio cultural entre Brasil e Itália, a Orquestra Fiati Giovanile Italiana e Coro “I Music Piemonteis” entrou em contato com projetos sociais durante a turnê por Mato Grosso. Em Rondonópolis, integrantes do grupo italiano visitaram o Espaço Cidadão onde ocorre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Já em Primavera do Leste, os músicos assistiram à apresentação do coral do Projeto Parma Vida. A orquestra já foi prestigiada por cerca de dez mil pessoas no Estado.

A banda de lata dos alunos inclusos no Peti recepcionou os músicos da Orquestra, no Espaço Cidadão, em Rondonópolis. Na ocasião, as crianças fizeram uma demonstração de Karatê e uma coreografia da música “Aquarela do Brasil” foi apresentada. A tradutora do grupo, Daniela Corti, disse que os italianos ficaram felizes ao conhecer o Espaço Jovem Cidadão e revelaram a importância que há na apreciação das artes. “Os reflexos desses trabalhos vão garantir uma cidade melhor no futuro, com adultos mais comprometidos com a cidadania”, disse Daniela. Durante a visita, o prefeito da cidade, Adilton Sachetti, recebeu dos estrangeiros uma carta da cidade de Cirié agradecendo a hospitalidade em Rondonópolis, ressaltando esperança de uma futura visita.

Durante o almoço de segunda-feira (13), realizado na Casa de Oração São Francisco, em Primavera do Leste, os italianos foram presenteados com uma apresentação do coral do Projeto Parma Vida. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, eles ficaram encantados com a qualidade técnica do Coral. O maestro Ugo Bairo convidou os pequenos cantores para se apresentarem na Itália. A Orquestra adquiriu 100 CDs do coral Parma Vida para divulgar o trabalho das crianças. O projeto oferece oficinas a cerca de 500 crianças do município, nas áreas de dança, música e esportes. A ação é mantida pela Prefeitura de Primavera do Leste em parceria com a Igreja Católica, e tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura.

Turnê 

Durante a turnê, cerca de dez mil pessoas já se encantaram com a música erudita italiana. O repertório dos concertos incluiu clássicos de óperas, tais como, “Carmen”, “Il Barbiere di Sivlglia”, “Martha” e “La Traviata”, além de canções populares italianas e brasileiras. O ‘gran finale’ é a homenagem italiana ao Estado, “The Mato Grosso March”. A obra composta pelo maestro Carmelo Luca Sambataro é dedicada às belezas naturais mato-grossenses

A turnê foi viabilizada pelo Governo do Estado em parceria com a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura, e com o apoio da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Prefeituras Municipais. “O objetivo é estreitar os laços culturais com a Itália, fortalecendo a relação econômica”, afirmou o secretário Extraordinário de Projetos Estratégicos, Clóves Vettorato.

A temporada de espetáculos da Orquestra Italiana em Mato Grosso iniciou na ultima sexta-feira (10), em Rondonópolis. O conjunto já passou por Cuiabá e Primavera do Leste. Na terça-feira (14), a orquestra se apresentou em Barra do Garças, onde foi recebida por cerca de cinco mil pessoas, na arena do Porto do Baé.

Segundo a Secretaria de Comunicação de Barra do Garças, foram coletados na portaria mais de quatro mil quilos de alimentos que serão transformados em cestas básicas. O Poder Público local disponibilizou veículos para transportarem os moradores de bairros mais distantes até o local do concerto.

Nesta quinta-feira (16), o concerto será realizado em Água Boa, na praça da Prefeitura, às 20h. Na oportunidade, os músicos da Orquestra se encontrarão com a comunidade italiana de Água Boa. Uma equipe de técnicos da SEC, coordenada pelo secretário adjunto de Cultura, Toco Palma, acompanha a comitiva da Orquestra.