UIL

16 nomes italianos femininos inspirados no Renascimento

O Renascimento italiano foi um período histórico repleto de interessantes personalidades femininas, não apenas duquesas, mas também humanistas e intelectuais com belos nomes dos quais se inspirar. Aqui está a nossa seleção.

GINEVRA. Nome de origem celta. Significa: "espírito  ou gênio" branco. Dia do nome: 11 de janeiro. Nome muito difundido na Renascença. Para lembrar: Ginevra d'Este, senhora de Rimini, Ginevra de 'Benci (retratada por Leonardo da Vinci), Ginevra de Medici.

LUCREZIA. Nome de origem etrusca. Significa: "ganho". Santa Lucrezia é comemorada em 15 de março. A lembrar com este nome Lucrezia Borgia, regente do Ducado de Ferrara.

FIORENZA. Nome de origem latina que significa "florescente", "próspera", mas também pode se referir à cidade toscana de Florença que no passado se chamava Florentia. O dia do nome pode ser comemorado em 1º de dezembro. Nome popular no século XV.

GEMMA. Nome de origem medieval. Refere-se tanto à pedra preciosa quanto ao broto da planta. O dia do nome é comemorado em 11 de abril. Gemma Donati era esposa do poeta Dante Alighieri.

                                             Ginevra de' Benci, de Leonardo da Vinci (1475-78)

VITTORIA. Vem do latim "victoria" e significa "vitória". Dia do nome: 13 de janeiro. Entre as figuras femininas do Renascimento: Vittoria Colonna, poetisa e nobre italiana.

AGNESE. Vem do grego antigo e significa: "puro", "casto". O dia do nome é comemorado em 21 de janeiro. Para lembrar: Agnese di Montefeltro (1470-1523), filha do duque de Urbino e esposa do nobre Fabrizio Colonna, com quem teve seis filhos, entre eles Vittoria.

BEATRICE. Nome de origem latina. Significa: "aquela que faz feliz", "aquela que dá bem-aventurança". Onomástico: 18/19 de janeiro. Entre as protagonistas do Renascimento com este nome: Beatrice d'Este, Duquesa de Milão em 1494 e esposa de Ludovico Sforza.

CATERINA. Nome de origem grega. Significa "puro". Onomástico: 29 e 30 de abril; ou 25 de novembro. Nome muito difundido na Renascença. A recordar a figura feminina Caterina di Giacomo di Benincasa, canonizada Santa Catarina di Siena, padroeira da Itália e da Europa.

CASSANDRA. Nome da mitologia grega, mas tornou-se comum no período do Renascimento. Era o nome da humanista Cassandra Fedele (1465-1558), ativa nos círculos filosóficos de Pádua. O dia do nome pode ser comemorado em 1º de novembro.

ISABELLA. Nome de origem hebraica, variante do nome "Elisabetta". Onomástico: 22 de fevereiro. Entre as mulheres da Renascença: Isabel de Aragão (1470-1524), duquesa de Milão.

ALESSANDRA. Vem do grego antigo. Significa: "protetor dos homens". Onomástico: 14 de fevereiro. Este nome foi difundido em Florença durante o Renascimento. Em particular no ano de 1480: foi o segundo nome depois de Caterina. A recordar, Alessandra Scala (1475-1506) escritora italiana.

                                      Flora (Lucrezia Borgia), de Bartolomeo Veneto (1520)

IPPOLITA. Nome de origem grega. Significa "libertador de cavalos". O dia do nome é geralmente comemorado em 13 de agosto. Para lembrar com este nome: Ippolita Maria Sforza (1445- 1484) Duquesa da Calábria.

TULLIA. Nome latino ou etrusco. Dia do nome: 5 de outubro. Entre as figuras do Renascimento com este nome está Tullia de Aragão, poetisa e intelectual da corte de Cosimo de Medici.

OLIMPIA. Vem do grego antigo e significa "habitante do Olimpo". Onomástico: 17 de dezembro. A lembrar, a humanista italiana Olimpia Morata (1526-1555).

RENATA. Nome de origem latina. Significa: "renascido", "ressuscitado". O dia do nome pode ser comemorado no dia 28 de março. A recordar, Renata di Valois-Orléans (1510-1575), Duquesa de Ferrara.

MARGHERITA. Nome de origem grega. Significa: "pérola". Dia do nome: 12/18 de janeiro. Entre as mulheres da Renascença a recordar: a poetisa Margarida de Angoulême (1492-1549). (Fonte: Nostrofiglio.it)