UIL

Como conseguir uma bolsa de estudos na Itália?

O governo italiano oferece anualmente bolsas de estudo a estrangeiros ou italianos residentes no exterior para programas de estudo, formação ou pesquisa, em instituições estatais italianas ou legalmente reconhecidas na Itália. 

A divulgação do edital ocorre no início do ano e o prazo para a solicitação da bolsa costuma ser encerrado entre os meses de maio e julho do ano vigente. O prazo de encerramento para as bolsas de estudo do governo italiano, referentes ao ano acadêmico 2023-2024, por exemplo, foi encerrado em 9 de junho de 2023.

Quais os tipos de bolsas de estudos oferecidas pelo governo italiano?

As tipologias de bolsas de estudos oferecidas pelo governo italiano a estrangeiros e italianos residentes no exterior são as seguintes:

- Cursos universitários de Laurea Magistrale (2.º ciclo);
- Cursos avançados de formação artística, musical e de dança (AFAM);
- Doutorados de pesquisa;
- Projetos de estudo em coorientação;
- Cursos avançados de língua e cultura italiana. 

Qual a duração das bolsas de estudos para os cursos na Itália?

As bolsas têm duração de seis a nove meses – com exceção do curso de língua e cultura italiana, apenas três meses - e cobrem apenas os custos da frequência nos cursos em território italiano.

Como é feita a inscrição para concorrer a bolsas de estudos em cursos universitários na Itália? 

As inscrições são feitas exclusivamente através do portal Study in Italy. Os candidatos deverão anexar no ato de cadastro, fotocópia legível do passaporte ou carteira de identidade. Os candidatos deverão possuir habilitação válida para matrícula em cursos da instituição escolhida.

Restrições de idade

Podem candidatar-se a uma bolsa de estudos para um curso de Laurea Magistrale, Formação artística, musical e de dança (AFAM) e curso avançado de língua e cultura italiana, candidatos com idade não superior a 28 anos na data de expiração do edital, com exceção das renovações. Candidatos adultos com idade não superior a 30 anos à data do candidatar-se a uma bolsa de estudos de doutoramento, exceção apenas para renovações. Candidatos com idade não superior a 40 anos poderão candidatar-se a uma bolsa para a realização de um projeto de pesquisa em coorientação.

Todas as informações (lista dos países bolsistas, edital, plataforma web para inscrições on-line, etc.) podem ser encontradas na página Borse di studio offerte dal Governo Italiano a stranieri e cittadini I.R.E. e no novo portal “Study in Italy” “Borse di studio“.