UIL

Alitalia

A privatização da companhia aérea italiana, a Alitalia, está comprometida. O processo licitatório não terá continuidade porque os três candidatos habilitados decidiram sair fora do processo. O pior é que a União Européia já informou que não vai dar mais aporte de recursos para ajudar a companhia.

Português

Pois é. O Português ainda continua em segundo plano para os italianos. Assim como publicações impressas divulgadas recentemente, com informações básicas para imigrantes, não tinham versão em português, o projeto Communication Centre Multilingüe – CCM, que vai disponibilizar para turistas e imigrantes informações através de um call center, também não terá uma versão em língua portuguesa. Serão nove idiomas. Menos mal que
o espanhol está na lista.

Salerno

O serviço do call center passará a funcionar, a partir do próximo semestre, na província de Salerno. O trabalho será desenvolvido por imigrantes legalmente residentes na região que dominam bem o italiano.

Agilidade

Tão ágil em situações que envolvem outros países, a Itália mais uma vez demorou para, oficialmente, manifestar-se em relação ao acidente aéreo ocorrido na terça-feira, em São Paulo. No ano passado, no acidente da Gol, o Governo italiano demorou quase dois dias para enviar um comunicado. Desta vez, melhorou um pouco e depois que 15 países já haviam encaminhado suas mensagens, o ministério do Exterior divulgou nota. Mas demorou no mínimo cerca de 20 horas.