UIL

Aposentadoria

O Governo italiano conseguiu fechar um acordo com os trabalhadores para definir a nova lei das aposentadorias. O processo será escalonado, começando em janeiro do próximo ano, quando os italianos poderão se aposentar com 58 anos e 35 de contribuição – atualmente a idade mínima é 57. Depois, em julho de 2009, entra em vigor o que se denominou sistema de cotas. Assim, para se aposentar a pessoa deverá atingir a cota 94, o resultado da soma da idade mais as contribuições, e terá de ter no mínimo 59 anos. Em 2011, a idade mínima fica em 60 anos e a cota 96 e, em 2013, idade mínima de 61 anos e cota 97.

Festival Italiano

Balanço realizado pelas empresas que participaram do Festival Italiano, realizado em Montevidéu no último mês, indica que a iniciativa foi um sucesso em termos de vendas de produtos típicos Made in Italy. As 23 marcas italianas, além dos importadores locais, esgotaram seus estoques de produtos como massa de tomate, arroz, mortadela, pastas e óleo de oliva.

Festa Emigração

 Nesta segunda-feira (23), em Maida, na provincia de Catanzaro, acontece a primeira Festa Nacional do Emigrante. O senador Sergio De Gregório, líder do movimento Italiani nel Mondo, destaca que a pequena comunidade da Calábria é um símbolo da história da emigração italiana. Na ocasião do evento, será inaugurado um monumento, uma obra do artista Gennaro Sguro.

Para recordar

O Festival de Veneza, de 29 de agosto a oito de setembro, terá uma retrospectiva dos filmes de faroeste italianos, os conhecidos western spaghetti. São apresentadas obras como Per um pugno di dollari, Il Grande Duello e Uma Ragione per Vivere e uma per Morire, entre 32 títulos escolhidos.

Carnaval de Veneza

Quem visitar a sede da vinícola Salton, em Bento Gonçalves, além de degustar  os produtos da empresa poderá apreciar a exposição Carnaval de Veneza, uma realização da Fundação Casa das Artes da cidade. A mostra estará em evidência até o final do mês de julho.

Seqüestro

Mais um seqüestro de italiano na Venezuela. Desta vez. A vítima é um jovem de 18 anos, Mathew De Panfilis, que caiu nas mãos dos criminosos na última terça-feira (17), em Maracaibo.