UIL

FMI

Dois italianos tiveram seus nomes cogitados para a direção do Fundo Monetário Internacional – FMI. O governador do Banco da Itália, Mario Draghi, rejeitou peremptoriamente essa possibilidade. Já Tommaso Padoa-Schioppa, ministro da Economia, também não expressou muito interesse.

Ruído

Houve um pequeno ruído de comunicação entre os dois principais líderes políticos da Itáliada Itália. Massimo D’Alema, vice-presidente do Conselho de Ministros e Ministro do Exterior teria afirmado que o países poderia considerar o deslocamento de tropas militares para a conflitada faixa de Gaza. O primeiro-ministro Romano Prodi, por seu turno, em visita à região, desconsiderou essa possibilidade. A seu ver, o caso do Líbano, onde a Itália lidera uma força de paz, foi diferente, já que havia interesse de todas as partes envolvidas.

Sol

Europeus que forem às praias neste verão já irão se beneficiar com a introdução de um novo sistema de rotulagem, mais compreensível e menos enganador, das embalagens dos protetores solares. Os novos rótulos, para começo de conversa, não podem mais trazer expressões como “proteção total”. Talvez dentro de alguns anos a medida chegue aos trópicos.

Casa da Itália

Deputada estadual do Paraná, Cida Borghetti, continua empenhada na criação da Casa da Itália, em Curitiba.  Um espaço que, segundo ela, seria utilizado para exposições e manifestações culturais relacionadas ao Paraná e a Itália. “Nós já conversamos com o prefeito Beto Richa e vamos voltar a falar para que a prefeitura possa ceder um espaço que abrigue a Casa da Itália”. O Cônsul italiano já  manifestou apoio a criação desse novo espaço.