UIL

Papa pode virar santo este ano, diz arcebispo

O secretário da Congregação para as Causas dos Santos, o arcebispo Edward Nowak, considera "verossímil" que o novo papa possa canonizar João Paulo II ainda este mesmo ano e considera como momento ideal para isso o Sínodo de Bispos previsto para outubro.

Em declarações ao Corriere della Serra, Nowak disse que o novo pontífice poderá reconhecer como válida a aclamação popular, feita aos gritos de "santo já" durante os funerais de João Paulo II.

Para ele, "não é a Igreja que canoniza, nem ontem nem hoje, mas o povo que reconhece e confirma a santidade de uma pessoa. A primeira iniciativa é sempre popular e é chamada de fama de santidade".

O arcebispo Edward Nowak acrescenta que "o procedimento em vigor é estabelecido pelos papas e é o novo papa quem tem a plena autoridade para derrogá-lo. Não é necessário esperar o julgamento da Congregação para as Causas dos Santos".

O percurso habitual passa primeiro pela beatificação, cujo processo só pode ser aberto cinco anos depois da morte, e prossegue com a canonização, mas o papa tem o poder de proclamar santos de forma direta, em casos excepcionais.

Nowak reconhece que faz falta documentar pelo menos um milagre acontecido depois da morte de João Paulo II, mas afirma que "os assinalados até agora são muitos, quase diários". Em sua opinião, o Sínodo de Bispos previsto para o próximo mês de outubro "poderia ser uma ocasião apropriada para uma proclamação deste tipo".