UIL

Professores e padre envolvidos em abuso sexual contra menores

Apesar de ser um dos países com diferentes mecanismos para coibir violências contra as crianças, tanto sob o ponto de vista educacional quanto repressivo, a Itália viveu, nesta semana, mais um período de profusão de informações que vieram a público sobre abusos contra menores, especialmente de ordem sexual. Para aumentar as preocupações, uma pesquisa realizada pela entidade de proteção à infância, Telefono Azzuro, indicou que  um menino entre cinco se encontrou fisicamente com pessoas conhecidas através de contatos pela Internet, sendo que 20,5% dos 1.247 entrevistados  declararam que foram molestados em chats por pessoas adultas.

A semana iniciou com a notícia de uma professora de educação física, de uma escola de nível médio da região metropolitana de Milão, que flagrou uma colega sua, que lecionava matemática, nua em sala de aula. Rodeada por três alunos, com idade média de 13 anos, com as calças abaixadas, a professora de 33 anos  foi imediatamente suspensa e responderá na justiça  por violência sexual e corrupção de menores.

Já na quinta-feira (16), dois educadores da infância da província de Varese, e um massagista de um clube de futebol, foram presos durante uma operação denominada  Vicino ai bambini, uma ação contra a pedofilia e a corrupção de menores. Através de interceptações telefônicas, a polícia identificou acertos de encontros de natureza sexual com menores. Além disso, com os homens também foram encontrados material pedopornográfico.

Na sexta (17) um novo caso de abuso sexual de menores envolveu religiosos. Desta vez, um pároco de Pianura, em Nápoles,  foi detido pelos carabinieri porque, segundo uma nota oficial, “violando i doveri inerenti alla qualità di ministro del culto - si legge in una nota - all'interno della sacrestia con frequenza quotidiana compiva atti sessuali con la minore consistiti nel palpeggiarla”. O sacerdote, identificado apenas com as iniciais – T. T. A – já havia sido condenado, em 1995, na Sicília, quando investiu contra uma mulher.