UIL

Quanto vale um mito?*

Há algumas semanas li um artigo sobre os mitos do vinho,incluindo a crença que o vinho é misterioso e que os consumidores desistiram de comprar Chardonnay. Alguém sugeriu que qualquer vinho frisante é champagne e me parece um mito interessante de desvendar.

Na verdade, a distinção é muito simples. Champagne é um vinho espumante, mas nem todo vinho espumante é Champagne, título reservado aos vinhos frisantes produzidos na região francesa de mesmo nome. E para ser qualificado como Champagne, deve ser produzido de acordo com as regras definidas para Champagne, e com varietais específicas (Chardonnay, Pinor Noir e/ou Pinot Meunier) e de acordo com o método champenoise, o qual envolve a segunda fermentação na própria garrafa, a mesma em que é vendido.

Verdade que há no mercado muitos vinhos vendidos como champagne, mas isto é um abuso do termo que não deve ser ignorado. É comum os restaurantes anunciarem que num determinado jantar será servida uma taça de champagne, o que é, no mínimo, duvidoso. Certamente será algum tipo de vinho espumante, mesmo sendo produzido pelo método clássico (champenoise).

Os espanhóis cunharam o termo ‘Cava’ para vinhos feitos com o mesmo método dos Champagnes. A maioria dos produtores apenas usa ‘espumante’ e, para diferenciar o método, imprimem no rótulo ‘metodo clássico’ ou ‘método tradicional’. Usa-se as expressões ‘Brut’ ou ‘Extra Brut’, Nature’, Démi-Sec, ’Moscatel’ para designar o nível de açúcar. Seria ótimo se os restaurantes oferecessem um correto ‘espumante’ ao invés de ‘champagne’.

Outro mito que que chamou minha atenção é a crença de que ‘vinhos de alta qualidade são mais caros’. Grande inverdade. Então um vinho de R$ 100,00 é 5 vezes melhor que um de R$ 20,00?Ótimo que isso seja um mito! Existe uma correlação sim, entre vinhos memoráveis e preço. Vinhos memoráveis são de alta qualidade, raros e mais dispendiosos do que outros em que a qualidade das uvas e do processo, técnicas e mesmo as instalações das cantinas não correspondem aos quesitos de produção destes vinhos especiais. Mas vinhos memoráveis são difíceis de adquirir porque além de muito dispendiosos são raros, e muitos vinhos caros são desapontadores. Por outro lado,alguns vinhos de $ 20,00 são excelentes...

Eis dois mitos para serem melhor analizados.

*Por Natercia Peruffo Gallego Ziero – vinicola@cordelier.com.br
Diretora da Vinícola Cordelier  - www.cordelier.com.br