UIL

Epifania: A Befana vem aí

A Epifania, também conhecida como Epifania do Senhor – no Brasil, Dia dos Reis -, é uma festa cristã comemorada doze dias depois do Natal, ou seja, em 06 de janeiro para as igrejas ocidentais e orientais que seguem o calendário gregoriano, e em 19 de janeiro para as Igrejas Orientais que seguem o calendário Juliano. 

A palavra epifania quer dizer aparição, surgimento, advento, chegada. O termo deriva do grego antigo ἐπιφαίνω, epifàino, que significa "Eu sou manifesto", e do substantivo feminino ἐπιφάνεια, epifàneia - manifestação, aparição, vinda, presença divina. Desde a época de São João Crisóstomo (347 d.C-407 d.C), o termo assumiu um significado ainda maior, associado com a Natividade de Jesus Cristo. 

Além da Itália, a festa é também comemorada na Áustria, Croácia, Finlândia, em algumas cidades da Alemanha, Grécia, Eslováquia, Espanha, Suécia, em alguns cantões da Suíça, na República Dominicana, na Polônia e no território dos EUA de Puerto Rico. No Reino Unido é festa religiosa e na Inglaterra e no País de Gales e Irlanda do Norte.

Segundo reza a lenda, a palavra Epifania foi aos poucos se transformando. Primeiro, em Pifania, depois em Befania e, finalmente, em Befana.

A Lenda da Befana

A Befana é uma personagem do folclore italiano, semelhante a Nicolau de Mira ou Papai Noel. A personagem pode ter-se originado em Roma, e depois estender-se como tradição por toda a Itália peninsular e em Ticino, parte italiana da Suíça.

Apesar da crença popular de que seu nome provém da celebração da Epifania, evidências sugerem que a Befana deriva da deusa sabina/romana denominada Strina.

Segundo a tradição, a Befana visita todas as crianças da Itália na noite de 5 para 6 de janeiro, para encher de caramelos suas meias (se comportaram-se bem), ou com pedaços de carvão (se foram mal-comportadas). Sendo uma boa dona de casa, diz-se que varrerá o piso antes de sair. A tradição recomenda que as crianças da casa deixem uma garrafinha de vinho e uma porção de um prato típico ou local para a Befana.

A Befana é representada como uma velhinha de xale negro, coberta de fuligem porque entra nas casas pela chaminé. Ela voa montada numa vassoura, sempre sorri, e carrega um cesto cheio de doces e presentes (ou carvão)

A relação com os Três Reis Magos

De acordo com a tradição popular, os Três Reis Magos iam para Belém levar presentes para o Menino Jesus, e, em dúvida quanto ao caminho a seguir, resolveram pedir informações à uma velha. Ela tão pouco sabia o caminho, mas convidou os visitantes a pernoitar em sua casa. Na manhã seguinte, em agradecimento pela acolhida, eles a convidaram a segui-los e visitar o Menino, mas ela lhes disse que estava muito atarefada. Mais tarde, porém, arrependeu-se e seguiu pelo caminho tomado pelos Magos, mas nunca mais conseguiu reencontrá-los.

Desde então, diz a lenda que ela para em todas as casas que encontra pelo caminho, dando doces às crianças na esperança de que uma delas seja o Menino Jesus.