UIL

RS institui Dia do Champanha e do Espumante Fino

A instituição do dia  Estadual do Champanha e do Espumante Fino Brasileiro, a ser comemorado anualmente no dia 22 de outubro, foi aprovada nesta quarta-feira (21), pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.Emenda da deputada Maria Helena Sartori (PMDB), acrescentou a denominação "Espumante Fino Brasileiro" ao projeto originalmente apresentado pelo deputado Giovani Cherini (PDT). Maria Helena disse que o objetivo foi aperfeiçoar a proposta, uma vez que o produto que é elaborado no País, comercializado e exportado tem a denominação técnica de espumante.
 
Atualmente, 56 vinícolas gaúchas trabalham na elaboração de espumantes. Em 2004, elas comercializaram de mais de 14 milhões de litros da bebida, segundo dados do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). De acordo com Maria Helena, a data também vem reforçar o trabalho de um setor que realizou importantes investimentos e que, entre os anos de 2001 e 2005, registrou um crescimento de 151,63% na comercialização da bebida, o que faz do Rio Grande do Sul responsável por 95% da produção nacional.
 
Das 45 vinícolas gaúchas inscritas no Concurso Nacional do Espumante Fino, 36 foram premiadas - 25 com medalhas de ouro e 11 com medalhas de prata. "Os números refletem a evolução e a qualidade do espumante nacional. O espumante brasileiro é uma bebida reconhecida mundialmente pela sua qualidade, ligada às suas características particulares. O produto  já compete no mercado externo com similares elaborados em países considerados mais tradicionais nessa cultura", acrescenta Maria Helena.