UIL

Sindicato dos Transportes italiano convoca greve geral

Uma greve geral do transporte italiano foi convocada para os dias 6 e 7 de setembro pelo sindicato mais importante do setor, o Sult.

A organização confirmou, nesta sexta-feira (26), que quis estender o protesto a todas as categorias do transporte público, já que a greve havia sido inicialmente organizada por assistentes de vôo da companhia aérea Alitalia, prevista para a mesma data.

O Sult reiterou que as manifestações dirigem-se contra a "situação gravíssima de repressão contra o sindicato feita pela Alitalia em relação aos assistentes de vôo". O sindicato promoverá uma greve geral de 48 horas em todo o transporte aéreo, terrestre e marítimo nos dias 6 e 7 de setembro.

Os trabalhadores exigem a garantia de benefícios mínimos e essenciais, previstos por acordos nacionais e locais atualmente em vigor. "É prioritário e fundamental a urgência de uma lei sobre a representação, que deve prever também direitos mínimos a todas as organizações sindicais", disse.

O gerente geral da Alitalia, Giancarlo Cimoli, não reconhece o Sult como representação sindical. O ministro do Trabalho, Roberto Maroni, fracassou ontem na tentativa de mediação entre os assistentes de vôo da Alitalia e a cúpula da companhia aérea.

O sindicato decidiu adiar a greve que estava prevista para 30 e 31 de agosto, considerando um período de trégua para os protestos, convocando a greve novamente para 6 e 7 de setembro.