Facebook

A tradição siciliana dei Pupi, em Siracusa

A Opera dei Pupi (teatro de marionetes armadas) nasceu na Sicília, na primeira metade do século XIX, tendo sido bem aceita pelas classes populares na região. As apresentações dos fantoches giram em torno de histórias da literatura medieval e renascentista de cavalaria. 

O Teatro dei Pupi é considerado uma manifestação do sentimento de pertencimento dos sicilianos a uma identidade comum. 

A arte do teatro de fantoches da Sicília foi inscrita, em 2008, na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade (originalmente proclamada em 2001).

Na Sicília existem escolas que produzem a arte das marionetes de formas distintas. Os bonecos produzidos em Palermo, Catania e Siracusa diferem em tamanho e características, como o uso de cores na criação dos cenários, bem como em particularidades ligadas à atuação e aos textos. 

Os teatros são principalmente empresas familiares, transmitidas de geração em geração. Artesãos especialistas de uma mesma família dedicam-se à escultura, à pintura e à fabricação das marionetes. 
 
A guerra, os progressos tecnológicos e a crise econômica são apontados como responsáveis pela redução das manifestações. Entretanto, mesmo se em menor número de artistas e locais de apresentações, a Opera dei Pupi sobrevive e continua a encantar platéias de todas as idades.

A Companhia Vacaro - Mauceri

O Teatro de Bonecos da Companhia Vacaro - Mauceri está localizado na via della Giudecca, 22, na ilha de Ortigia (centro histórico de Saracusa), a poucos passos da Piazza del Duomo. Ao longo dos anos, foi adquirido um espaço próprio que se tornou ponto de encontro e de intercâmbio cultural da cidade.

Veja o calendário 2019 de apresentações, aqui

Convém reservar, com antecedência - faça sua reserva aqui 

O Museu dei Pupi, também na via della Giudecca, fica a poucos passos do teatro e mantém em exposição fantoches, bonecos, adereços e material cenográfico que reconta os principais pontos da história dos irmãos Vaccaro, famosos bonequeiros de Siracusa.

Museo dei Pupi – Horários de abertura

PUPARI VACCARO-MAUCERI
Associazione 
La Compagnia dei pupari Vaccaro-Mauceri
Via della Giudecca, 22
96100 Siracusa
P.IVA 01291990891

Tel. 0931 465540 (teatro)
Tel. 0931 1995531 (museo)

info@pupari.com

www.pupari.com
www.teatrodeipupisiracusa.it
www.museodeipupisiracusa.it
 



0 Comentários


Seu comentário