Facebook

Atriz italiana ministra oficina em Caxias do Sul

O Teatro do Encontro e Grupo Ueba Produtos Notáveis produzem a vinda da mestra italiana Lina Della Rocca a Caxias do Sul para ministrar a oficina “Dentro da mina do ator”. Será uma grande oportunidade de contato com técnicas consagradas para o trabalho físico e vocal na atuação cênica, em oportunidade única na região sul do Brasil.

Os encontros têm por objetivo levar aos artistas e interessados nas artes cênicas, técnicas que despertem o fluir das principais energias possíveis no trabalho de expressividade e na sua utilização no espaço.

Com este treinamento se obtém figuras que poderão ser exploradas a nível dramatúrgico, além do trabalho vocal que explorará os ressonadores básicos e os diversos modos de utilizar a voz. Entre os exercício físicos destaque para a Dança dos Ventos, que tem por base a projeção de energia, através da qual se busca a leveza e a agilidade do corpo; o Samurai explora a energia forte; os Lançamentos são exercícios técnicos precisos, com os quais o corpo transita por diferentes níveis posturais, em geral todos trabalhando a pré-expressividade do atuador.

A oficina com Lina Della Rocca proporcionará a prática de exercícios desenvolvidos pelo Ponte dos Ventos, grupo internacional de pesquisa da arte do ator, fundado há mais de vinte anos e dirigido por Iben Nagel Rasmussen, atriz do grupo Odin Teatret, que por sua vez é dirigido pelo mestre Eugênio Barba. Através desta experiência da Ponte dos Ventos criou-se uma língua de trabalho comum entre atores de diversos continentes e diversas culturas.

A iniciativa do Teatro do Encontro e do Grupo Ueba Produtos Notáveis em oferecer a oficina com Lina Della Rocca está voltada para a qualificação de profissionais do teatro e das artes e a definitiva inclusão de Caxias do Sul nos principais roteiros de formação teatral do país, além do estabelecimento de parcerias artísticas com o teatro italiano, especialmente com o Teatro Ridotto (Bologna – Itália).

Serviço: Oficina “Dentro da Mina do Ator” com Lina Della Rocca

Período: 11 a 15 de março de 2013

Horário: 18h às 22h

Local: Centro de Cultura Ordovás

Investimento: R$ 300,00 (R$ 100,00 na inscrição e o saldo até dia 04/03)

Inscrições até 20/02/2013 na sede do Grupo Ueba (Av. Rio Branco, 535, São Pelegrino)

Informações: (54) 3028.8192 – www.grupoueba.com.br – ueba@grupoueba.com.br

Lina Della Rocca iniciou seu percurso artístico com um workshop ministrado por Ryszard Cieslak, principal ator do Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski. Fundadora do Teatro Ridotto, no curso de 28 anos de trabalho se formou pedagogicamente nesse teatro, tendo participado como atriz e pedagoga de todos os espetáculos e projetos realizados pelo Ridotto. Faz parte do grupo internacional “Ponte dos Ventos”, fundado em 1989 e dirigido por Iben Nabel Rasmussen, atriz do Odin Teatret. Os encontros da Ponte dos Ventos acontecem cidade de Holstebro, Dinamarca, onde fica a sede do Odin Teatret. Como atriz e pedagoga Lina Della Rocca tem trabalhado em festivais e projetos internacionais em países como Brasil, Cuba, Argentina, Venezuela, Colombia, Estados Unidos e Equador, Polônia e França. Na Itália realiza demonstrações de trabalho e espetáculos na Università di Bologna, l’Accademia di Belle Arti di Bologna, l'Università la Sapienza di Roma, la facoltà di Architettura dell'Università di Roma, l’Università Lumsa di Roma, l’Università di Urbino, l’Università di Viterbo, l’Università di Cassino, Conservatorio G.D’Annunzio di Pescara, l’Università di Chieti. Em 2002 fundou dentro do Teatro Ridotto o projeto Il Filo Dei Venti, do qual é a responsável pedagógica. Tal projeto é uma filiação artística do Ponte dos Ventos.