Facebook

Curso sobre processo criativo no teatro tem como base proposta italiana

Evento promovido pela Funarte vai tratar das experiências em teatro laboratório

O teatro contemporâneo é o tema do curso Processos Criativos para a Cena: experiências em teatro laboratório do projeto Arte em Foco que a Funarte realiza de 23 a 25 de agosto, das 19h às 22h, no espaço CentoeQuatro, no Centro de Belo Horizonte (MG).

O curso ministrado pela diretora, atriz e antropóloga Rita de Cássia Castro se baseia no estudo e análise de alguns processos criativos e propostas estéticas dos diretores teatrais Jerzy Grotowski (polonês falecido em 1990) e Eugenio Barba, italiano, criador do Odin Teatret e que foi assistente de Grotowski. O trabalho de grupo e o treinamento do ator para a cena teatral serão as referências para as aulas. O curso é gratuito, aberto ao público em geral, e as vagas limitadas.

Rita de Cássia Castro é mestre em Antropologia pela UnB, doutora em Antropologia pela USP e, desde 1995, é professora no Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da UnB.

No mesmo horário, o Arte em Foco abrirá espaço para a intervenção artística Padedéu, criada pelos artistas Kênia Dias e Ricardo Garcia a partir da observação de ações em lugares públicos e privados.

Kênia Dias é formada em interpretação teatral e mestre em Arte pela UnB; coordenadora do Núcleo de Pesquisa do Galpão Cine Horto e professora de Interpretação Teatral e de Expressão Corporal, de História e Teoria Teatral Contemporânea. Ricardo Garcia desenvolve seu trabalho nas áreas das artes visuais, cênicas e de música; é professor efetivo da Escola de Teatro da Fundação Clóvis Salgado.


Curso: Processos Criativos para a Cena: experiências em teatro laboratório
Professora convidada: Rita de Cássia Castro (UnB)

Intervenção artística: Padedéu
Artistas convidados: Kênia Dias e Ricardo Garcia

Data: 23 a 25 de agosto, das 19h às 22h.
Local: CentoeQuatro – Praça Rui Barbosa, 104, Centro – Belo Horizonte/MG.

Incrições gratuitas/Vagas limitadas