UIL

Universidade de Londrina prepara VII Projeto Milano

Continuam abertas as inscrições para o  VII Projeto Milano, uma iniciativa da Universidade Estadual de Londrina, Paraná, cuja etapa italiana  acontecerá a partir de 12 de fevereiro de 2007. O programa leva  pessoas envolvidas com criação de moda e desenvolvimento de produtos do setor do têxtil/vestuário/moda até Milão, com o objetivo de gerar conhecimento de cultura de moda incorporando novos conceitos, proporcionando capacitação de recursos humanos específicos e permitindo o acesso a modernas metodologias de desenvolvimento de produto, além de um conhecimento mais aprofundado da cultura Made in Italy.

Afinal, o Laboratório de Design de Moda da Universidade, por intermédio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina elaborou o Projeto Milano a partir da consideração  que o made in Italy agrega aproximadamente 30% de valor aos seus produtos. Assim, em 1999, surgiu o projeto que busca melhorar a qualidade dos produtos de moda nacionais e tornar o setor de confecção mais competitivo

Milão é a primeira cidade em atividade econômica da Itália e segunda em população. Uma cidade composta por habitantes com espírito obreiro, Milão é uma cidade rica em história e modernidade. Capital internacional do design, sinônimo de elegância, criatividade e refinamento expressos também na criação e produção da moda que desde os anos 70 tornou-se referência mundial para os negócios da moda. É um importante pólo industrial, símbolo da modernidade e palco de inúmeros eventos que a colocam na posição de centro de negócios europeus.

Como desde 2004 o Projeto Milano ampliou sua programação para Paris, após a conclusão da fase em Milão, no dia 21 de fevereiro, a etapa na capital francesa se desenvolverá até o dia 24. Em ambas, as ações visam  gerar conhecimento de cultura de moda incorporando novos conceitos, proporcionando capacitação de recursos humanos específicos, permitindo o acesso a modernas metodologias de desenvolvimento de produto a partir dos seguintes aspectos:

Ampliar a cultura de moda e design; Internacionalizar os profissionais e empresas do setor; Conhecer o Sistema de Design de Milão, o Distrito do Design e Inovação; Conhecer como se realiza o processo de pesquisa de moda e design; Interpretar informações; Atualizar os métodos de gestão, criação e produção; Desenvolver a percepção; Desenvolver a capacidade de observação e análise; Ampliar a sensibilidade estética; Educar o olhar; Entender a cultura de produto do made in Italy; Conhecer os produtos de conceituadas marcas italianas que tem sido referência internacional de moda; Conhecer importantes feiras de moda e outros espaços de informação e pesquisa.

O programa foi organizado de forma a racionalizar o período de atividades com o máximo aproveitamento para atingir os objetivos a que se propõe. Entre outros compromissos da agenda do Projeto Milano, o roteiro inclui palestras, visitas culturais, centros de informação e pesquisa, bibliotecas especializadas em moda, indústrias de confecção, além de uma variada programação cultural, importante para a compreensão do italian design .

Durante todo o período o grupo recebe orientação de uma designer de moda, professora do Curso de Design de Moda da Universidade Estadual de Londrina. O projeto é administrado por uma designer com profundo conhecimento dos costumes da região e da língua italiana.

O Público alvo abrange desde  designers, estilistas, modelistas, empresários, coordenadores e gerentes de produto, professores até alunos de cursos de moda.

Mais informações: http://www.uel.br