UIL

Globalizando a cultura romana

UFPR e UNICAMP se uniram para trazer ao Brasil o professor Richard Hingley, da Universidade de Duhram, Inglaterra, renomado pesquisador, considerado um renovador do estudo da Antiguidade, referência no campo da historiografia e autor de importantes trabalhos sobre o Império Romano.

Hingley estará no País entre os dias 1º e 16 de agosto para ministrar o curso "Globalizando a cultura romana". O curso será concentrado nos dias 5, 6 e 7 de agosto, no Centro de Convenções da Unicamp, com transmissão em rede a partir da Unicamp, das 9 às 17 horas. Sua vinda foi viabilizada pelos esforços do professor Pedro Paulo Funari, que coordena as atividades a partir da UNICAMP e da professora Renata Senna Garraffoni, que coordena a partir da UFPR, além da Secretaria Executiva de Renato Pinto, da Unicamp, com apoio da Escola de Altos Estudos da CAPES e dos Programas de Pós-Graduação em História da UFPR e UNICAMP. Os alunos da UFPR interessados podem se inscrever até o dia 3 de agosto, enviando um mail para resenna93@hotmail.com, as aulas serão exibidas como video conferência na sala 612 do Departamento de História da UFPR.

A professora Renata informa que o professor Hingley virá pessoalmente à UFPR no dia 14 de agosto para ministrar uma palestra no mesmo local, às 9 horas. Segundo ela, outras universidades importantes também integrarão a rede de transmissão, como a Universidade Estadual Paulista, Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade de Brasília, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Estadual de Londrina, entre outras. Cada um dos programas de pós-graduação participante receberá, também, a íntegra do curso em forma digital. Como resultado da visita, um livro será publicado com textos de Hingley traduzidos ao português, precedidos de uma introdução dos coordenadores da visita científica. Outras informações podem ser obtidas no site:
http://www.poshistoria.ufpr.br/curso%20do%20professor%20Hinlgey.pdf

Richard Hingley é professor do Departamento de Arqueologia da Universidade de Durham, na Inglaterra. Nos últimos anos, tem se dedicado a diferentes áreas de atuação que incluem estudos arqueológicos sobre as populações romanas das províncias do norte e oeste da Grã-Bretanha e sobre os povos pré-romanos da Idade do Ferro. Tem refletido sobre a importância de revisões teórico-metodológicas para possibilitar novas abordagens acerca do passado clássico.