Facebook

Ufes comemora a XVI Semana da Língua Italiana no Mundo

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) recebe até o próximo sábado, 22, a XVI Semana da Língua Italiana no Mundo. O evento é organizado pelo Ministério das Relações Internacionais da Itália, a Farnesina, e promove atividades em todo o mundo, com o objetivo de promover o italiano como grande idioma tanto da cultura clássica quanto da contemporânea. Esta edição tem como tema “O italiano e a criatividade: marcas e vestuário, moda e design”.
 
A programação que será realizada na Ufes conta com diversas atividades relacionadas ao tema, organizadas pela assessora de Língua Italiana do Centro de Línguas, Janine Cestaro, e pelo professor do Departamento de Línguas e Letras, Igor Porsette.
 
Durante a semana, o Centro de Línguas, no campus de Goiabeiras, também recebe a exposição L'italiano va di moda, com 22 banners produzidos pelos estudantes do curso de italiano sobre as principais marcas e estilistas do país. Também serão realizadas diversas palestras e aulas temáticas, tanto no Centro de Línguas quanto no Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN). A programação completa está disponível no arquivo anexado abaixo.
 
Biblioteca Central
 
Parte da programação cultural da XVI Semana da Língua Italiana no Mundo será realizada na Biblioteca Central, no campus de Goiabeiras. Durante o evento, haverá exibição gratuita de dois filmes italianos. Na terça-feira, 18, será exibido o drama Vermelho como o céu (Rosso come il cielo), às 18h30. Na sexta-feira, 21, é a vez da comédia Mimi, o metalúrgico (Mimì, il metalurgico), às 15 horas.
 
Além disso, a Biblioteca Central sedia a exposição Passeando entre cores, texturas e formas na moda italiana. A mostra é uma parceria com o curso de Design de Moda da Faesa, e é composta por croquis inspirados no trabalho de estilistas italianos, feitos pelos estudantes do curso. A exposição está montada no primeiro piso da Biblioteca e pode ser visitada até 1º de novembro.