UIL

Wines From Brazil 2007: saldo positivo

Projeto conseguiu a adesão de novas vinícolas e conquistou a ampliação das exportações do vinho brasileiro

O Projeto Setorial Integrado Wines From Brazil (WFB) encerra 2007 com balanço positivo. Resultante de um convênio entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Agência para Promoção das Exportações (Apex-Brasil), o projeto iniciou suas atividades com a adesão de apenas seis vinícolas brasileiras. Hoje, já são 25, sendo que 75% delas já efetivaram exportações.

De acordo com a gerente de promoção comercial do Wines from Brazil, Andreia Gentilini Milan, os resultados alcançados até agora atestam o sucesso do projeto que tem por objetivo promover internacionalmente o vinho brasileiro. Ela adianta que a meta de exportações do Wines from Brazil até o final de 2009 é de chegar a US$ 5 mi, o que corresponde a quase 10% da produção atual de vinhos finos do Brasil. Entre os mercados que atualmente mais importam vinhos do Brasil destacam-se a Alemanha, o Reino Unido, Holanda, República Tcheca e os Estados Unidos.

As ações do WFB, incluindo a participação em feiras e eventos internacionais, trouxeram inúmeros benefícios às vinícolas participantes do projeto. Entre eles destacam-se: o volume exportado que passou de U$ 165 mil para U$ 2,2 milhões em 2007; o número de empresas exportadoras que era de apenas duas e hoje já chega a 14 e o número de países para os quais o Brasil exporta seus vinhos que passou de dois para 20 em 2007. Acompanhando a ampliação de vinícolas exportadoras e de países compradores, o volume exportado do WFB também cresceu, passando de 15,28% em 2002 para 61,63% neste ano.

Para a gerente do projeto todas as ações de promoção e sensibilização desenvolvidas no Brasil e no exterior foram de grande importância para o alcance dos atuais resultados. “As ações de mobilização e sensibilização realizadas em todas as regiões brasileiras beneficiaram mais de mil participantes. Além disso, estivemos em 14 feiras internacionais que geraram 4.200 contatos de negócios e em cinco grandes eventos de degustação, recebendo 743 participantes entre mídia, importadores, distribuidores, restaurantes e lojas especializadas”, salienta Andréia.

Outros resultados positivos apresentados pelo WFB referem-se ao Projeto Comprador e ao Projeto Imagem. O primeiro, contou com 23 participantes e uma expectativa de negócios de U$ 1 milhão em 12 meses. Já, o Projeto Imagem reuniu 37 jornalistas, resultando em 57 publicações na mídia especializada, sendo 50 só em 2007.