UIL

Somos italianos

São Caetano do Sul, a 11 quilômetros da capital paulista,  comemora seu aniversário no dia 28 de julho, pois foi nessa data, em 1877, que um grupo de imigrantes de  26 famílias italianas chegou ao então núcleo colonial e  iniciaram sua nova vida.

Logo depois dos italianos, vieram outros imigrantes, como
portugueses, espanhóis, alemães, ucranianos e japoneses. Mas a presença e a influência  italianas são marcantes na cidade.  Em comemoração à data, e em homenagem a  estas famílias italianas, o Museu Histórico Municipal abriu, no final desta semana, a exposição Somos Italianos.

Reunindo objetos, fotografias e documentos, a mostra revelará
aspectos da cultura italiana. Alguns dos objetos expostos vieram direto da Itália, como um recipiente de vidro, utilizado para armazenar água benta, com data de 1890, trazido pela família Fiorotti, e um baú de madeira, que veio com a família Moretto, em 1877. Peças de enxovais, pertencentes às famílias Garbelotto e Perrella, também são destaque na exposição.

A história do cotidiano das famílias italianas é retratada ainda
através de objetos. Entre eles, originais e reproduções de passaportes,
carteiras de identidade, certidões de nascimento e casamento, títulos de propriedade de colono, entre outros. Nas fotografias, imagens dos colonos e  de suas famílias.

Uma sala do museu terá como tema a Itália e suas regiões. Painéis
trarão a bandeira e a história de cada uma das 20 regiões italianas.
Roupas  típicas regionais completam a exposição.

Os documentos e as fotografias são do Centro de Documentação
Histórica da Fundação Pró-Memória. Os objetos são do acervo do Museu Histórico Municipal e também de moradores da cidade, italianos ou descendentes. Uma apresentação de dança típica, do grupo Nostra Itália, e a música da banda Viva Itália animarão o evento de abertura da exposição.

Somos Italianos fica em exposição até o dia 31 de agosto. A visitação é de segunda a  sábado, das 9h às 17h. O Museu Histórico Municipal fica na Rua Maximiliano Lorenzini, 122, no bairro da Fundação. Mais informações pelo telefone 4229-1988.