UIL

Memorial realiza a XV Festa do Imigrante

Há 15 anos a tradicional festa reúne culinária típica, dança folclórica e artesanatos de diversas comunidades de imigrantes em São Paulo

O Memorial do Imigrante, instituição ligada à Secretaria de Estado da Cultura, realiza, nos dias 23 e 30 de maio, a 15ª Festa do Imigrante. O tradicional evento é um convite para conhecer as manifestações culturais, artísticas e gastronômicas de diversas nações, além de resgatar a história dos mais de 2,5 milhões de imigrantes que passaram pela Hospedaria, desde o final do século XIX. No ano passado, os dois dias de festa reuniram mais de 16,5 mil pessoas.

O público terá a oportunidade de conferir as apresentações de danças e músicas folclóricas dos grupos formados por imigrantes e descendentes de  italianos, búlgaros, portugueses, lituanos, russos, japoneses,, irlandeses, libaneses, indianos, chineses, espanhóis, africanos, ucranianos e outros. A festa contará também com uma feira de artesanatos, repleta de produtos típicos e acessórios trazidos pelas comunidades.

A culinária típica poderá ser apreciada nas mais de 25 barracas montadas em vários espaços do Memorial. Entre as especiarias se destacam  os diferentes pratos italianos e outros como o estrudel, doce ou salgado, e o begli da Hungria; sambusa (pastel folhado de quatro queijos) e quiche de alho poró, de Israel; a Chopska (salada) e Bamitza (torta salgada), da Bulgária; os pratos alemães Eissbein (joelho de porco servido com molho páprica) e cuca salgada de ricota e salame; e também a Carapulcra (batata desidratada temperada com frango), prato muito apreciado no Peru.

Segundo a Diretora Executiva do Memorial do Imigrante, Ana Maria da Costa Leitão Vieira, a XV Festa do Imigrante é a celebração de todos os paulistas. O encontro possibilita ao visitante o contato direto com diferentes manifestações que compõem o universo cultural e gastronômico da cidade e do Estado de São Paulo. “Durante os dias de evento, a população também poderá verificar as exposições permanentes e itinerantes presentes no local e fazer o passeio de Maria Fumaça”, acrescenta.

Homenagem – 130 anos de Imigração Libanesa no Brasil

A comunidade Líbano – brasileira há 130 faz parte do contexto da história do Brasil. Os primeiros libaneses vieram para o país incentivados pelo Imperador D. Pedro I. Em 1880, foi iniciada a imigração libanesa contemporânea. Atualmente vivem no Brasil sete milhões de libaneses e descendentes,o maior núcleo de imigrantes no mundo. Em homenagem a comunidade libanesa, o segundo domingo da XV Festa do Imigrante terá a apresentação do grupo folclórico Nasser Mohamed e a presença da Presidente da Associação Cultural Brasil-Líbano, Lody Brais.
 
 
Programação da XV Festa do Imigrante de 2010

 Data:  23/05/2010 
  
 10h30
 Grupo Folclórico Casa da Ilha da Madeira
 Portugal
  
11h00
 Grupo Folclórico Sociedade Amigos da Dalmácia
 Croácia
  
11h30
 Grupo Folclórico Kyiv
 Ucrânia
  
12h00
 Grupo Drunken Bards Project - Músicas Celtas
 Irlanda
  
13h00
 Dança do Leão - Inst. Mao Lee Chi
 China
  
13h30
 Banana Brodway
 Irlanda/EUA
 
14h00
 Grupo Folclórico Slávia da União Cultural
Tcheco/Brasileira
 Rep. Tcheca
 
14h30
 Grupo Folclórico Tzion
 Israel
  
15h00
 Grupo Folclórico Rueda Flamenca
 Espanha
  
15h30
 Grupo Folclórico Zarát
 México
  
16h00
 Grupo Nostra Itália
 Itália
  
16h30
 Grupo Folclórico Rancho Sta. Marta dos Navegantes
 Portugal
   
Data: 30/05/2010
  
10h30
 Grupo Folclórico Alemão Tanzfreunde
 Alemanha
 
11h00
 Grupo Folclórico Peru Cultura e Arte
 Peru
 
11h30
 Grupo Folclórico Rambynas
 Lituânia
 
12h00
 Grupo Folclórico Pedilea
 Grécia
 
12h30
 Grupo Folclórico La Bella Italia
 Itália
 
13h30
 (a ser definido) 
  
 14h00
 Grupo Folclórico Volga
 Rússia
 
14h30
 Grupo Folclórico Pántlika
 Hungria
 
15h00
 Grupo Folclórico Nasser Mohamed
 Líbano
 
15h30
 Academia Fhoccus
 Irlanda
 
16h00
 Grupo Folclórico Ryukyu Koku - Taiko
 Japão
 
16h30
 Swiss College Dixie Band
 Suíça