UIL

Fabio Porta destaca papel do Brasil na história da emigração italiana

O deputado italiano Fabio Porta (PD), eleito pela América do Sul, participou de sessão solene na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP), alusiva aos 150 anos da imigração italiana no Brasil, realizada na segunda-feira (11/03). O evento contou com a presença das principais lideranças da comunidade ítalo-brasileira de São Paulo.

A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Paulo Fiorilo (PT), coordenador da Frente Parlamentar Ítalo-brasileira, e estiveram presentes outros três parlamentares italianos: os deputados Salvatore Caiata (Fdl) e Franco Tirelli (MAIE), e a vereadora Irene Cornacchia, da cidade de Trani, na Puglia.

Fabio Porta (PD), em seu pronunciamento, após saudar os presentes, ressaltou o impacto da emigração italiana na história da Itália e o papel do Brasil nesse contexto. Acompanhe, a seguir, trecho da fala do parlamentar:

- A imigração italiana é o maior fenômeno histórico do nosso País; não existe nada que tenha impactado tanto na história de cada cidade e de cada vilarejo na Itália, quanto a epopeia daqueles que hoje são mais de 70, 80, milhões de descendentes no mundo. Então é justa essa homenagem, porque o Brasil é o país que recebe a maior parte desse contingente e o estado de São Paulo e a cidade de São Paulo são os melhores exemplos, em quantidade e qualidade dessa imigração. Seria difícil falar da arquitetura brasileira, da música, da história, da cultura, do movimento sindical, das empresas, da religiosidade, sem a presença da nossa comunidade, dessa colônia, como é chamada, e também a maneira como essa comunidade foi acolhida por esse povo maravilhoso que é o povo brasileiro. Por isso é muito importante essa homenagem. É uma história que deve ser conhecida e homenageada, não somente aqui no Brasil, aqui nesta na Assembleia Legislativa, não somente aqui em São Paulo, mas também na Itália. Por isso estou muito contente de estar aqui com uma delegação de deputados italianos. (...) Parabéns a São Paulo, parabéns a ALESP e, principalmente, a essa grande comunidade italiana, ao povo paulista e  paulistano que nos recebeu com tanto amor e carinho. Grazie.

Compuseram a mesa, além de Fabio Porta, o deputado estadual André do Prado (PL), presidente da ALESP; o deputado estadual Paulo Fiorilo (PT), coordenador da Frente Parlamentar Ítalo-brasileira, proponente da homenagem; Domenico Fornara, cônsul geral da Itália em São Paulo; professor Carlos Gilberto Carlotti Junior, reitor da USP - Universidade de São Paulo; deputado italiano Salvatore Caiata (Fdl); deputado italiano Franco Tirelli (MAIE); deputado estadual Mauro Bragatto (PSDB); deputado estadual Lucas Bove (PL); deputado estadual Eduardo Suplicy (PT); Aldo Rebelo, secretário de Relações Internacionais da prefeitura de São Paulo; deputado estadual Carlos Munhoz (PSDB).  

Estiveram presentes também Thiago Nogueira, subsecretário na Secretaria de Negócios Internacionais do Governo do Estado de São Paulo; Humberto Casagrande Neto, CEO do Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE; Dario Rustico, presidente executivo da Costa Cruzeiros para a América Central e do Sul; Isabel Cristina Santalucia, presidente da Società Italiana di Santos; Giovanni Manassero, presidente da Associação Piomentosei nel Mondo; Alida Bellandi, conselheira da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura (ITALCAM); Mario Batista, diretor de Assuntos Institucionais da Pirelli; Amauri Sodré da Silva, prefeito de Bragança Paulista; Luciana Leite, secretária executiva do Turismo do Estado de São Paulo; Lillo Guarneri, diretor do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo.