UIL

Italianidade jundiaiense conquista a Mooca

Olhos atentos ao telão, enquanto as delícias da gastronomia jundiaiense eram apresentadas. Quando as cenas da animada Festa Italiana surgiram, algumas pessoas ameaçaram, timidamente, acompanhar a tarantela. Apresentadas terça-feira (22) à noite, durante jantar da 18ª Festa do Empresário do Ano, em comemoração aos 450 anos da Mooca, no Clube Juventus (SP), as imagens da Terra da Uva serviram para confirmar a italianidade da cidade e marcaram a homenagem conferida ao prefeito Ary Fossen por seu empenho no desenvolvimento econômico do município.

Pelo menos 200 pessoas, entre empresários, políticos e moradores do bairro paulistano participaram do evento, que foi organizado pelo Jornal da Zona Leste. O chefe do Executivo foi agraciado com uma placa de prata, entregue pelo senador ítalo-brasileiro Edoardo Pollastri, patrono da confraternização. “Para mim, é um grande orgulho ser padrinho desta merecida homenagem. Ary é um prefeito empreendedor e governa uma cidade de muita italianidade. Acredito ser também uma forma de reverenciar todos os imigrantes do município”, destacou Pollastri.

No discurso, Ary Fossen lembrou que faz parte de uma família de imigrantes italianos e fez questão de ressaltar seu apreço por Jundiaí ter sido lembrada num momento tão especial para os mooquenses. “Espero que possamos sempre caminhar juntos e que este seja o primeiro passo de uma grande aliança”, comentou. O presidente do Circolo Italiano de Jundiaí, Edvaldo Bronzeri, subiu ao palco para, em italiano, agradecer a homenagem.

O diretor-presidente do Jornal da Zona Leste, Antonio Carlos Cimino, agradeceu a presença do prefeito e enalteceu o prêmio como ‘um incentivo a todos os que se dedicam ao desenvolvimento econômico e à imigração italiana’. Entre as personalidades que fizeram questão de cumprimentar Ary Fossen estavam o subprefeito da Mooca, Eduardo Odloak, e o presidente do Clube Juventus, Armando Raucci.

Além de representantes do Circolo Italiano e do Circuito das Frutas, estiveram presentes empresários do setor gastronômico de Jundiaí. O diretores de Comércio, Brasílio Antonio, e de Turismo, René Tomaseto, da Prefeitura também prestigiaram a solenidade. Confira mais fotos neste link.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Jorge Yatim, enalteceu a atitude dos mooquenses. “Esta semelhança do bairro com Jundiaí fez com que nos aproximássemos em busca de um maior desenvolvimento do comércio local. Tanto que já estamos pensando em realizar na cidade o Festival da Pizza, tradicionalmente organizado na Mooca”, complementou.

Do evento, marcado pela projeção do setor gastronômico de Jundiaí na Capital, também participaram 16 empresários que atuam no setor alimentício da cidade, representando os seguintes estabelecimentos: Chaplin, Chopão, Itália, La Mamma Pastel, Lancholândia, Roma Mia, Romaneli, Brunholi, Caipira, Carpas, Spiandorello, vinhos artesanais Trento, Alciperse, e Leoni; Apiário São Vicente, e Agência de Turismo Rizzatur. "A parceria com o Sebrae tem ajudado a resgatar o histórico da boa culinária jundiaiense, que sempre atraiu o paulistano", salientou o diretor Brasílio Antônio.

O prefeito Ary Fossen também destacou a integração e o desenvolvimento do setor que este tipo de evento proporciona com a troca de experiências positivas. "Fiquei emocionado, não somente com a homenagem que recebi do senador Pollastri e do Grupo Cimino, mas, também, com a receptividade dos mooquenses, que se mostraram interessados em estreitar os laços com a comunidade jundiaiense", complementou.