UIL

Fabio Porta cumpre novo roteiro no Rio Grande do Sul

Representante dos italianos residentes na América do Sul, na Câmara dos Deputados da Itália, Fabio Porta (PD) faz o seu terceiro roteiro, no primeiro semestre deste ano, no Rio Grande do Sul. Nos dias 08 e 09 de maio, o parlamentar cumpre uma série de compromissos, entre Porto Alegre e Farroupilha.

Promoção do ensino do idioma italiano

Na sexta-feira (08), às 10h, em Porto Alegre, no gabinete da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Fabio Porta participa de uma reunião com a secretária adjunta, Zuleica Beltrame, a coordenadora de Línguas Estrangeiras, Joice Galli, a diretora do setor cultural e educacional do Consulado Geral da Itália em Porto Alegre, Lorella Chirizzi, acompanhado do presidente da UIM - Unione degli Italiani nel Mondo, Plínio Sarti, e do presidente da Unione Italiana del Lavoro (UIL), Guido Moretti.

No encontro, será tratado o sistema implantado pela Smed, de ensino do idioma italiano em escolas da rede pública municipal.

Farroupilha, berço da imigração italiana no RS

À tarde, Fabio Porta se desloca à Farroupilha, na serra gaúcha, onde, às 16h, visitará uma das 21 escolas que oferecem o idioma italiano. Às 17h30, se reúne com o prefeito Ademir Baretta, o secretário de Educação Bolivar Pasqual, e Silvana Bristot Trost, coordenadora do projeto que inseriu o ensino do italiano nas escolas da rede municipal.

No município, três mil alunos de 1ª a 4ª série estudam a língua italiana. O projeto teve início com aulas-piloto em duas escolas em 2005, sendo implantado, definitivamente, em fevereiro de 2008, com a coordenação da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desportos (Smecd). A carga horária é de uma hora semanal com aulas ministradas por 60 professores da rede que receberam capacitação específica. O objetivo é preservar a cultura local, uma vez que Farroupilha recebeu os primeiros imigrantes italianos que se instalaram no Estado, em 1875.

Às 19h30, Fabio Porta participa da abertura do 14º ENTRAI – Encontro das Tradições Italianas -, na Praça da Imigração Italiana, em Nova Milano, 4º distrito de Farroupilha, e faz doação de livros no idioma italiano, às escolas do município.

No sábado (09), às 9h30, o deputado faz palestra na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Farroupilha (CICS) - Rua da República, 425 - 6º andar – Centro - tel. (54) 3261-3460.

O tema será “Relações Brasil e Itália: oportunidades em época de crise - Perspectivas nos âmbitos econômico e cultural entre os dois países; a influência da dimensão européia e a escolha do novo Parlamento Europeu; o que pode e deve ser feito para o incremento das relações bilaterais”.

A promoção é da CICS, em parceria com o Círculo Cultural Ítalo-brasileiro de Farroupilha. Participam empresários e membros da comunidade italiana local.