UIL

Italiano assume a tarefa de controlar a paz no Kosovo

 Ao afirmar que a questão do Kosovo, território dos bálcãs que declarou sua independência da  Sérvia em fevereiro passado, é um dos maiores desafios que já teve em seus 40 anos de carreira diplomática, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, confirmou, em sessão do Conselho de Segurança, a nomeação do italiano Lamberto Zannier com seu representante especial na região, assumindo a condição chefe da delegação especial da ONU.

A indicação do diplomata italiano se dá no bojo de uma proposta de reconfiguração da missão de administração das Nações Unidas no Kosovo para adaptá-la à situação criada após a declaração de independência do território. As mudanças determinam que a União Européia se encarregará da polícia internacional, da justiça e das aduanas, que até agora estavam sob a responsabilidade da ONU.

 Ao tomar posse, Zannier declarou que a sua tarefa prioritária é implantar o plano de Ban Ki-moon para a reorganização da delegação enviada ao Kosovo. Acrescentou que, durante o seu mandato, vai manter uma atitude neutra em relação à situação do território, cuja independência continua a ser contestada pela Sérvia, com o apoio da Rússia.

Diplomata de carreira, Zannier, que fez Doutorado na Universidade de Trieste, apresentando uma tese sobre Direito Internacional, é especializado em questões político-militares, em especial cooperação de segurança, controle de armamentos e manutenção da paz. Já exerceu diversas funções em organismos internacionais, entre as quais representante permanente da Itália no Conselho Executivo da Organização para a Proibição de Armas Químicas.