UIL

Italianos no comando do Parlamento Europeu

 Com 360 votos, o italiano Giovanni Pittella, da Aliança Progressista dos Socialistas e dos Democratas (S&D), foi eleito, nesta terça-feira (14), primeiro vice-presidente do Parlamento Europeu. O polonês Jerzy Buzek, do Partido Popular Europeu (Democratas-Cristãos), foi  escolhido como para os próximos dois anos e meio, ou seja, até Janeiro de 2012. Além de Pittella, o colegiado de vice-presidentes tem outro nome da Itália, a deputada Roberta Angelilli, do Partido Popular Europeu.

Pitella, 50 anos,membro do Partido Socialista Europeu – PSE, foi eleito pela terceira vez para o Parlamento Europeu no pleito de junho passado, com 137 mil votos, na circunscrição Sul. Natural de Lauria, província de Potenza, Pittella foi, na última legislatura, o relator do Orçamento da União Europeia.

Já Roberta Angelilli, 44 anos, natural de Roma, foi eleita pela quarta vez para o Parlamento Europeu. Com 131 mil votos, foi a mulher mais votada do Pdl na Itália.

Bancada Italiana

Dos 72 eurodeputados italianos, 35 pertencem, desde ontem (14),  ao Partido Popular Europeu (Democratas-Cristãos), 21 ao  Grupo da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas (S&D), 8 à Europa da Liberdade e da Democracia -  EFD, 7 à Aliança dos Democratas e Liberais pela Europa - ALDE e 1 ao NI.