UIL

Lula participa de encontro com Berlusconi. Na pauta, a crise financeira mundial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontra com o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, nesta terça-feira (11), às 13h (horário local), no  Saloto d’Angolo, Villa Madama. A reunião deve durar cerca de 30 minutos e, após, os dois realizam um almoço de trabalho, também na sede do Senado italiano. A crise financeira mundial e as propostas que serão apresentadas durante a reunião dos chefes de Estado do G20, no próximo sábado, em Washington, estarão no centro das conversas que Lula irá tratar com Berlusconi.

Outro tema a ser abordado pelo presidente brasileiro é a reivindicação de ampliação do G8 (grupo que reúne as sete economias mais industrializadas do mundo mais a Rússia) a fim de que sejam incluídos os países emergentes. A Itália assume a Presidência rotativa do bloco a partir de janeiro de 2009, e Berlusconi já sinalizou que apóia a expansão do G8 para incluir economias emergentes como Brasil, China, Índia e México.

A expectativa é que a imigração também faça parte da pauta de discussões entre Lula e Berlusconi. Logo a assumir o poder, o premiê italiano anunciou medidas que limitam o ingresso de estrangeiros no país, facilitam a expulsão dos irregulares e transformam a imigração clandestina em crime. Em sua última visita à Itália, em junho passado, Lula defendeu os brasileiros que partem para a Europa, lembrando que o Brasil sempre esteve aberto para receber imigrantes de diversas partes do mundo, inclusive da Itália.

Às 17h, Lula fará parte de um seminário empresarial na sede da  Confindustria quando serão apresentadas oportunidades de investimento no Brasil oferecidas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Confira a agenda completa do presidente, nesta terça-feira (11):

Horário local: (Roma/Itália): mais 3h em relação a Brasília

09:20 - Oferenda floral ao soldado desconhecido
Altar da Pátria, Piazza Venezia
 
09:45 - Audiência com a delegação empresarial brasileira
Embaixada do Brasil
 
11:35 - Seminário organizado pela Confederação Italiana dos Sindicatos
 dos Trabalhadores (CISL), com a participação da Confederação Geral
 Italiana do Trabalho (CGIL) e da União Italiana do Trabalho (UIL), sobre o tema "Nova economia, Nova democracia". Auditório do Parco della Musica
 
13:05 - Reunião com o Primeiro-Ministro da Itália, Silvio Berlusconi
Saloto d’Angolo, Villa Madama
 
13:35 - Almoço de trabalho com o Primeiro-Ministro da Itália, Silvio
Berlusconi
Sala della Contessa, Villa Madama
 
15:30 - Cerimônia de Assinatura de Atos
Villa Madama
 
15:50 - Declaração à imprensa
Villa Madama
 
17:00 - Participação no encerramento do "Seminário sobre as oportunidades
de investimentos no Brasil oferecidas pelo Programa de Aceleração do Crescimento"
Sede da Confindustria
 
17:50 - Encontro com grupo de empresários italianos
Sede da Confindustria

20:30 - Jantar em retribuição ao Presidente da República italiana,
Giorgio Napolitano
Embaixada do Brasil